Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Amazônia à Mesa

Receitas com produtos da sociobiodiversidade para a alimentação escolar

As contribuições da agricultura familiar para a promoção do direito à segurança alimentar e nutricional da população brasileira são inegáveis, com impactos significativos na dinamização socioeconômica dos territórios rurais e nos arranjos produtivos locais. O conjunto de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor, implementado nas últimas décadas, tem contribuído significativamente para isso. Dentre estas políticas, destaca-se o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que atende, durante 200 dias letivos, milhões de estudantes da rede pública de ensino.

A presença da produção familiar na alimentação escolar já é uma realidade em todas as regiões do país, com importância notável no fornecimento de alimentos frescos, como frutas e hortaliças. Na região amazônica, a rica biodiversidade da fauna e da flora amplia as possibilidades de garantir aos estudantes uma alimentação saudável, nutritiva e contextualizada aos hábitos alimentares locais.

É com o intuito de estimular o consumo dos produtos da sociobiodiversidade e das Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs que a presente publicação foi elaborada. “Da Amazônia à Mesa” visa informar nutricionistas e manipuladores de alimentos (merendeiras/os) que atuam no PNAE quanto às possibilidades de uso desses produtos e suas propriedades nutricionais.

:
:
:
:
:
:
Éditeur: MAPA/SAF
:
:
:
Auteur: Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
:
Organisation: Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF)
Autres organisations: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Année: 2019
ISBN: 978-85-7991-133-0
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Ouvrage
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez