Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

As mulheres nas estatísticas agropecuárias

Experiências em países do Sul

Nos últimos anos, observouse o avanço em pesquisas e levantamentos de campo que buscaram adotar um recorte de gênero e construir indicadores adequados para mensuração do trabalho realizado pelas mulheres rurais. Os estudos que ora se divulgam, nesta publicação, dialoga com esta nova perspectiva.

As orientações gestadas tanto nas Conferências Internacionais de Mulheres, quanto na Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf) do Mercosul, bem como nas iniciativas de organismos internacionais multilaterais, recentemente, visam dimensionar as distinções de gênero no meio rural. Revelar e mensurar a presença delas no meio rural a partir de dados estatísticos oficiais de âmbito nacional é de fundamental importância, uma vez que permitem qualificar a promoção de ações em prol da equidade de gênero pelos Estados Nacionais.

Demonstrar e mensurar o número de mulheres proprietárias; caracterizar a unidade de produção e o acesso a políticas públicas das unidades de produção sob gestão feminina; analisar o acesso e a posse de bens e riquezas; identificar e caracterizar a força de trabalho, entre outros, são elementos que se destacam nos estudos apresentados. Tratase de três investigações nas quais são apresentados dados sobre as estatísticas rurais de Brasil, Chile, Equador, Gana e Karnataka (Índia).

:
:
:
:
:
:
Éditeur: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Brasil
:
:
:
:
:
Organisation: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Brasil
:
Année: 2012
ISBN: 978-85-60548-95-8
Pays: Brazil, Chile, Ecuador, Ghana, India
Couverture géographique: Afrique, Asie et le Pacifique, Amérique latine et les Caraïbes, Marché commun austral (MERCOSUR)
Type: Ouvrage
Langue: Portuguese
:

Partagez