Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

ATER promove o empoderamento da mulher do campo em Rondônia

Ainda que no meio rural o trabalho seja feito majoritariamente por homens, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) investiu em um projeto de Ater só para mulheres. Uma ação que revolucionou a vida de agricultoras dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Nova União, Vale do Paraíso, Governador Jorge Teixeira, Presidente Médici e Jaru.

Ao todo, 400 mulheres rurais ganharam uma bolsa do governo para custear os projetos individuais e, com apoio de mulheres extensionistas, começaram a produzir. Uma nova realidade que trouxe independência, autoestima e empoderamento feminino para dentro do campo. “Não havia um programa específico para mulheres. E tornou-se um dos melhores que já trabalhei como extensionista. Isso me encheu de orgulho”, conta Marcela Martins Rodrigues, de 34 anos, servidora da Emater há cinco anos.

Os resultados do projeto “Ater para Mulheres” explicam esse orgulho. Somente em Governador Jorge Teixeira, cerca de 70 empreendimentos foram iniciados após as ações. “Muitas começaram a sair para trabalhar e aprender a produzir, possibilitando o convívio com outras mulheres, ou seja, uma mudança da cultura de que só o homem decide ou de que a linha de crédito esteja em nome do marido. Então, esse projeto trouxe empoderamento para elas”, comenta Marcela.

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Camila Costa
:
Organisation: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO)
:
Année: 2016
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de blog
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez