Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

É possível uma Agricultura Familiar Latino-Americana? Dez anos de REAF...

A Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF) é um fórum formado por representantes de governo e da sociedade civil vinculados aos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e Mercosul Ampliado (Bolívia, Chile, Peru e Equador). Criada em 2004, com protagonismo da iniciativa brasileira, em 2014 esta arena pública completa dez anos, em pleno ano internacional da Agricultura Familiar, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Dados disponibilizados no sítio de internet da REAF indicam a existência de 5 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar no Mercosul, os quais representam 83% do total dos estabelecimentos agropecuários nestes países, produzem a maioria dos alimentos consumidos na região e são os principais responsáveis pelas ocupações no campo. Neste cenário, mesmo que controversa para alguns atores políticos, a institucionalização da REAF sinaliza o reconhecimento da categoria agricultura familiar e sua importância socioeconômica.

Entre as demais Reuniões Especializadas do Mercosul, a REAF destaca-se por ter sido o primeiro espaço oficial no âmbito de um Bloco Regional a debater o tema da agricultura familiar. Surgiu por demanda da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), que encaminhou uma carta ao Conselho do Mercado Comum (CMC) solicitando a criação de um grupo especializado em agricultura familiar, a ser integrado por representantes dos governos dos Estados Parte e das organizações de agricultura familiar da região. Voltada a inserir a agricultura familiar no processo de integração regional, a REAF promove a visibilidade do tema no cenário político institucional dos países que compõem o Mercosul, tendo em vista extrapolar as relações exclusivamente econômicas entre os países.

Title of publication: Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA)
Volume: 46
Issue: abril de 2014
:
Nombre de pages: 1-4
:
:
:
:
:
Auteur: Silvia A. Zimmermann
Autres autheurs: Jefferson Duarte Brandão,Sabrina Duque de León
Organisation: Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)
Autres organisations: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil
Année: 2014
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes, Marché commun austral (MERCOSUR)
Type: Article de revue
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez