Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Representante da FAO defende maior participação da mulher nos espaços políticos

O representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, defendeu hoje (23) maior presença das mulheres nos espaços de poder e nas tomadas de decisões, visando a proteger os seus direitos, que muitas vezes não são reconhecidos. A afirmação foi feita durante o lançamento da campanha internacional #MulheresRurais, Mulheres com Direitos.

A ação, lançada hoje (23) em Brasília pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), tem o objetivo de empoderar e dar visibilidade à mulheres rurais e ao trabalho que desempenham elas para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

Para Bojanic, o empoderamento é importante para que as mulheres assumam essa posição de liderança e consigam apoio na formulação de políticas pública para garantir a equidade de gênero. “A ideia é entender que a realidade da mulher rural é, na maioria dos casos, de não ter acessos a recursos, se tem é muito limitado, sempre vai estar em desvantagem em relação aos homens para acessar serviços, assistência técnica, crédito e titulação de terras”, disse ele, ao lembrar que, em vários países da América Latina, as mulheres rurais lidam com muitas desigualdades.

Segundo a FAO, as mulheres rurais cumprem uma série de funções-chave para a segurança alimentar regional, mas enfrentam altas taxas de pobreza, insegurança alimentar e obesidade.

Mais de 14 milhões de mulheres que estão nas lavouras, comunidades quilombolas e indígenas, nas reservas extrativistas são protagonistas da agricultura familiar no Brasil e 45% dos produtos são plantados e colhidos pelas mãos femininas. Segundo o Censo Agropecuário de 2006, 12,68% dos estabelecimentos rurais têm mulheres como responsáveis, bem como 16% dos estabelecimentos da agricultura familiar.

Title of publication: ISTOÉ
:
Issue: EDIÇÃO Nº 2468 31.03
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organisation: ISTOÉ
:
Année: 2017
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de revue
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez