Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Biofach America Latina estimula novos mercados e amplia negócios

Um levantamento feito pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) mostra que empreendimentos brasileiros que participaram da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina em 2015 passaram a comercializar seus produtos em mercados diferentes e mais distantes de seus locais de produção. De acordo com técnicos da secretaria, o evento viabilizou o contato com indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias variados – o que ampliou o campo de atuação dos participantes da feira. 

Dessa forma, a oportunidade de exposição em um evento desse porte – uma das maiores feiras de produtos orgânicos realizada em São Paulo – trouxe grandes oportunidades para os expositores e cerca de 6.300 famílias foram beneficiadas diretamente pelas cooperativas das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste.

A clientela gerada em sua maior parte foi do setor de atacado, mercado, lojas especializadas e representação comercial. Os novos negócios potencializaram a disseminação da produção orgânica dos agricultores familiares envolvidos, o que contribuiu para a geração de renda e manutenção das famílias no campo. Também, por outro lado, a procura cada vez maior por alimentos mais saudáveis à mesa foi um estímulo para a expansão do modelo agroecológico. De acordo com Mônica Souza, os empreendimentos que investiram nesse cenário estão comprovando o fortalecimento surpreendente da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organisation: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Année: 2017
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de blog
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez