Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Congresso internacional reúne profissionais para a construção de conhecimentos e divulgação de boas práticas em alimentação escolar

Serão apresentadas boas práticas em educação alimentar e nutricional do Brasil, Costa Rica, Chile, Honduras, El Salvador, México, Estados Unidos e República Dominicana, entre outros. Do Brasil, experiências de várias regiões do país.

Foto: FAO El Salvador

Brasília, 02 de outubro de 2017 - Profissionais de diferentes áreas da nutrição e da educação do Brasil e de 24 países da América Latina, Caribe, entre outros, estarão reunidos de 3 a 5 de outubro, em Brasília, para divulgar boas práticas e construir conhecimentos durante o Congresso Internacional de Alimentação Escolar: caminhos para a educação alimentar e nutricional. O Congresso se realizará no auditório da FINATEC, Campus Universitário Darcy Ribeiro. 

A abertura acontecerá às14 horas, com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), entre outras autoridades. 

O evento é promovido pela FAO e o FNDE/MEC, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, e será uma oportunidade de encontro de profissionais de diferentes países com distintas práticas e metodologias de enfoque do tema educação alimentar e nutricional no marco de programas de alimentação escolar. 

Dividido em três eixos temáticos o Congresso vai abordar temas como a construção dos conceitos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), metodologias, boas práticas e políticas de EAN para alimentação escolar e avanços nacionais. 

Serão apresentadas boas práticas em educação alimentar e nutricional do Brasil, Costa Rica, Chile, Honduras, El Salvador, México, Estados Unidos e República Dominicana, entre outros. Do Brasil, experiências de várias regiões do país. 

Lançamento

No primeiro dia do Congresso, será realizada a cerimônia de premiação do concurso Boas Práticas de Agricultura Familiar, promovido pelo FNDE/MEC e relatado por entidades executoras do PNAE. A premiação acontece no dia 3, às 18 horas. Após à premiação serão apresentadas as boas práticas vencedoras. 

Políticas públicas

Os participantes também terão a oportunidade de conhecer, analisar e discutir os alcances das políticas públicas para educação alimentar fora das escolas em um side event, que acontece no dia 3, às 19h30min, também durante o Congresso. Serão apresentadas experiências do Brasil, Chile, Equador e Nicarágua. Também será promovido para os participantes uma oficina de hortas escolares pedagógicas como estratégia de desenvolvimento de EAN. 

Alimentação escolar na agenda regional

Nos últimos anos, a alimentação escolar tem tido um destaque importante na agenda política dos países da região, como é o caso do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional dos Estados Membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). O Plano SAN CELAC considera a ampliação dos programas de alimentação escolar priorizando uma atenção a todas as de má nutrição, desde a subalimentação até a obesidade, como eixo principal. 

Isso ocorre porque a alimentação escolar como um programa é um instrumento de intervenção de proteção social e de aplicação do direito humano à alimentação adequada, recomendada como um dos componentes-chave do desenvolvimento sustentável a longo prazo. 

Avanços na legislação para alimentação escolar na região

Na última semana, foi aprovada no Congresso da Guatemala uma nova Lei de Alimentação Escolar. Assim que for promulgada e publicada no diário oficial, o país se juntará a Bolívia, Brasil, Honduras e Paraguai na lista de países da América Latina e do Caribe que já contam com leis específicas de alimentação escolar.