Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

#ConectaRural: Estudantes da escola agrícola paraguaia de Villarrica participam de desafio de agroecologia na plataforma digital LazosApp

A atividade visa fortalecer os conceitos de educação ambiental e as habilidades para a comunicação digital.

Assunção, 20 de setembro de 2021 - Estudantes da Escola Agrícola Villarrica, no Paraguai, uma das escolas piloto da iniciativa LazosApp, estão participando de um desafio “Game Lazos”, associado à disciplina de Agricultura do curso de Bacharelado Técnico Agrícola. Durante o jogo, os estudantes devem realizar tarefas criando materiais de comunicação digital como fotos, vídeos e infográficos, com temas que fortaleçam seus conhecimentos sobre Agroecologia.

LazosApp é uma iniciativa digital, criada em 2020, e que aborda conteúdos sobre Comunicação para o Desenvolvimento com o objetivo de conectar o setor rural, homens, mulheres, jovens, instituições mediante informações que promovam o desenvolvimento rural sustentável, apoiando a digitalização dos territórios rurais no contexto da pandemia de COVID-19.

A iniciativa LazosApp é promovida pelo projeto +Algodão, executado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e sete países parceiros, entre eles o Paraguai. No país, o piloto é desenvolvido em parceria com a Diretoria de Educação Agrária do Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai (DEA/MAG). Da mesma forma, LazosApp conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Brasil.

Fortalecimento do conhecimento em Agroecologia

A disciplina de Agricultura é ministrada pela professora Júlia Vera, que escolheu a temática de Agroecologia como forma de ressaltar a sua importância como sistema de produção eficiente e complementário aos conhecimentos obtidos nesta disciplina, através do estímulo à inovação e à pró-atividade entre os alunos.

“Para mim, como engenheira agrônoma e docente, é muito importante incluir a área digital entre os jovens rurais para que conheçam todas as atividades que se realizam nesse setor. Por meio dos jovens rurais é possível melhorar o desenvolvimento agrícola de suas famílias e das comunidades. Acredito que podemos contribuir para o futuro e alcançar o empoderamento da juventude rural”, comentou a docenteJulia Maria Vera Delgado, da Escola Agrícola de Villarrica.

As atividades propostas pelo aplicativo LazosApp envolvem os estudantes no processo de investigação e construção do conhecimento, o que possibilita o desenvolvimento da sua autonomia e da sua reflexão, de forma que seja possível identificar os jovens que são influencers no tema da digitalização e inovação de práticas agrícolas. “Para mim, as atividades são muito interessantes e bastante divertidas, porque se aprende muito fazendo pesquisas e perde-se aquela timidez ao enviar vídeos e fotos das atividades realizadas”, pontuou Emanuel Aguilera Verdún, estudante da Escola Agrícola de Villarrica.

A presença de jovens em LazosApp é uma oportunidade de compartilhar temas que fazem parte da agenda conjunta de desenvolvimento sustentável do Projeto +Algodão para enfrentar os desafios atuais do setor rural, ampliando o conhecimento sobre temas estratégicos fundamentais para o cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Game Lazos e a educação agrária

Para o desenvolvimento desta ação, a equipe LazosApp fez uma consulta prévia aos docentes, em relação aos objetivos de aprendizagem e que temas gostariam que o aplicativo trabalhasse com os alunos. Segundo Delgado, por meio da tecnologia, os docentes podem se aproximar dos estudantes, criando um caminho para a continuidade da sua formação. “Meu objetivo como docente e técnica é fazer com que meus alunos aprendam, e que esse aprendizado seja dinâmico, ativo e sirva para que tenham uma formação integral”, destacou a docente.

A implementação do jogo é acompanhada pelo estímulo à produção de materiais para a comunicação digital e conta com o apoio da equipe de comunicação do Projeto +Algodão, que compartilha informação sobre a produção de diversos conteúdos comunicacionais como fotografia, notícias, vídeos, infográficos, para que os estudantes possam cumprir as atividades lançadas nas aulas.

LazosApp: #ConectaRural

LazosApp é um aplicativo criado para promover a inclusão digital e conectar atores rurais que possam fazer uso da comunicação e seu potencial de desenvolvimento. No contexto da educação agrária, apresenta-se como um recurso didático para docentes e estudantes produzirem conteúdos e interagirem, promovendo a criatividade e a colaboração; um impulso à alfabetização digital de jovens rurais, por meio de atividades que envolvem a criação de produtos para comunicação digital; uma oportunidade para acessar informações que impulsionam a inovação nas práticas agrícolas e o desenvolvimento.