Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Curso virtual irá capacitar mais de 500 profissionais do PNAE

Iniciativa conjunta do FNDE e do projeto regional de alimentação escolar da Cooperação Internacional Brasil-FAO teve início em outubro

Brasília, 17 de outubro de 2023 - Foi lançada, em outubro de 2023, a primeira versão do curso ‘EAN na escola: alimentação escolar como estratégia educativa para uma vida saudável'. A iniciativa, que irá até o final deste mês, é destinada à capacitação de cerca de 500 profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil.

O curso virtual foi criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Cooperação Internacional Brasil-FAO em alimentação escolar, executada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), pelo FNDE e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, por meio do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe.  

Um dos objetivos do curso é promover a reflexão e compreensão sobre a importância das políticas públicas de alimentação escolar como estratégias promotoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da segurança alimentar e nutricional (SAN), da educação, da saúde, da nutrição, da proteção social e dos cuidados ambientais. 

Esse curso em português é uma atualização da versão oferecida entre 2020 e 2022, em espanhol, para mais de 7.200 participantes de Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru e República Dominicana. 

O curso tem como público nutricionistas da alimentação escolar, professores, merendeiras, diretores, coordenadores pedagógicos, agricultores familiares, conselheiros da alimentação escolar e secretários de educação. O início foi em 1 de outubro e o fim é no dia 31 do mesmo mês, em formato autoguiado, com 40 horas de duração e emissão de certificado após conclusão de testes. O curso está sendo oferecido na plataforma da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), em mais uma iniciativa para apoiar o fortalecimento da política de alimentação escolar a nível regional. Essa metodologia poderá ser replicada em outros anos e alcançar mais profissionais brasileiros.  

Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, disse que a alimentação escolar tem papel fundamental para promover valores, conhecimentos e hábitos que influenciam a vida das crianças, jovens e das gerações futuras. “Esse curso fornece ferramentas valiosas para integrar a EAN de forma eficaz em suas práticas educativas. Por meio do conhecimento compartilhado no curso, os profissionais estarão mais preparados para transmitir informações sobre alimentação saudável, incentivar hábitos positivos e contribuir para  formação de cidadãos mais conscientes”. 

“A partir do interesse do FNDE em fortalecer as capacidades dos atores do PNAE do Brasil, essa versão revisada e atualizada, simboliza mais uma estratégia de construção de conhecimentos, de empoderamento  técnico e de fortalecimento da política de alimentação escolar brasileira. Seguramente esse curso permite ampliar nosso olhar a partir de especialistas nacionais e internacionais”, afirmou Najla Veloso, coordenadora do projeto Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe.