Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Papéis, desafios e oportunidades para as mulheres artesãs algodoeiras é o tema de webinar regional

O evento virtual é promovido pelo projeto +Algodão para celebrar o Dia Internacional das Mulheres Rurais.

Santiago, Chile, 23 de outubro de 2023 - Na próxima quinta-feira, 26 de outubro de 2023, será realizado um evento virtual para comemorar o Dia Internacional das Mulheres Rurais. O painel "Papéis, Desafios e Oportunidades das Mulheres Artesãs de Algodão na América Latina e no Caribe" é organizado pelo projeto +Algodão e pela Rede Latino-Americana de Mulheres do Algodão. 

O evento tem como objetivo destacar o papel fundamental das mulheres no setor algodoeiro latino-americano e destacar os desafios que enfrentam na busca do pleno exercício de seus direitos sociais, econômicos e culturais. Durante a atividade, serão abordados temas-chave relacionados com as mulheres artesãs do algodão, incluindo a apresentação dos principais resultados de uma pesquisa regional que destaca os seus papéis, obstáculos e desafios para a sua atuação na atividade artesanal. 

Um dos principais problemas na implementação de políticas públicas e projetos de desenvolvimento para as mulheres artesanais é a ausência de informação qualitativa ou quantitativa que permita a execução de iniciativas para melhorar os meios de subsistência e o empoderamento econômico. 

O painel também discutirá a promoção da moda sustentável e seu impacto nas técnicas e produtos artesanais. Além disso, será debatido o papel que as políticas públicas podem desempenhar na promoção da arte em algodão, bem como seus efeitos socioeconômicos e culturais para as mulheres artesãs na região. 

O projeto +Algodão desenvolve uma estratégia para a integração da perspectiva de gênero, incluindo como etapa fundamental o reconhecimento da realidade e do valor das mulheres e homens que produzem algodão nos países parceiros. Além disso, realiza atividades para aprimorar as habilidades das mulheres em diferentes funções ao longo da cadeia produtiva do algodão. 

Dia Internacional e o papel das mulheres rurais

O Dia Internacional das Mulheres Rurais, celebrado em 15 de outubro, foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reconhecer o papel crucial das mulheres no desenvolvimento, na segurança alimentar e na erradicação da pobreza.

A ONU Mulheres destaca a desigualdade de oportunidades e acesso entre os gêneros, uma vez que as mulheres rurais sofrem de forma desproporcional com diversos aspectos da pobreza. Apesar de serem tão produtivas e competentes quanto seus colegas masculinos, elas não têm acesso a crédito, materiais agrícolas, mercados ou cadeias de produtos de alto valor. As mulheres rurais também não têm igual acesso à terra em comparação com os homens. De acordo com dados da ONU, menos de 15% dos proprietários de terras em todo o mundo são mulheres. Além disso, elas não desfrutam de acesso equitativo a serviços públicos, como educação e cuidados de saúde, nem a infraestrutura, como água e saneamento.