Angola

O Quadro de Programação do País (CPF) 2024-2028 alinha as iniciativas da FAO com a estratégia “Angola 2050” de Angola e o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2023-2027, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Centra-se na criação de sistemas agro-alimentares sustentáveis, seguros e sensíveis à nutrição, através do aumento da produtividade agrícola, da segurança alimentar e da sustentabilidade ambiental. O CPF enfatiza as práticas agrícolas inovadoras, a resiliência climática e a inclusão de grupos vulneráveis, como mulheres, jovens e pessoas com deficiência.

Estruturado em torno de prioridades-chave, o CPF tem como objetivo transformar os sistemas agro-alimentares para melhorar a segurança alimentar e a nutrição, fazendo avançar os ODS relacionados com a pobreza, a fome, a saúde, a desigualdade e a sustentabilidade. Apoia o desenvolvimento socioeconómico inclusivo, incentivando o investimento privado, o emprego e a geração de rendimentos, em especial para os jovens e as mulheres. Promove tecnologias inteligentes em termos climáticos e a gestão sustentável dos recursos, incluindo a economia azul, reforçando simultaneamente a resiliência aos riscos de emergência e às catástrofes naturais.

Os esforços da FAO centrar-se-ão na aplicação de tecnologias agrícolas inovadoras, na melhoria do acesso ao mercado e no reforço das cadeias de valor. É dada uma grande ênfase ao contacto com as populações vulneráveis, a fim de garantir um acesso equitativo aos recursos e às oportunidades. Com base nos progressos registados em Angola em matéria de segurança alimentar, redução da pobreza e agricultura sustentável, o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento