Dia Mundial das Leguminosas: para um futuro sustentável
Data chama atenção para o papel dessas sementes na transformação dos sistemas agroalimentares e no combate à fome.
Instituído em 2016, o Dia Mundial das Leguminosas tem por objetivo aumentar a conscientização do papel fundamental dessas sementes na transformação dos sistemas agroalimentares, tornando-os mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis. O cultivo desses grãos também são peças-chave no enfrentamento da fome, da pobreza e na garantia da segurança alimentar, da saúde e nutrição. A data destaca, ainda, o impacto positivo das leguminosas na saúde do solo e preservação do meio ambiente.
Você sabe o que são as leguminosas?
Ricas em fibras, proteínas, minerais e vitaminas, essas sementes ajudam a prevenir doenças como diabetes e problemas cardíacos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino. Também consistem em um importante elemento para garantir a saúde e a fertilidade do solo. Com ampla diversidade genética, elas promovem o desenvolvimento de variedades mais resilientes às mudanças climáticas e às secas.
Vale ressaltar que sua capacidade de absorção de nitrogênio amplia a resiliência dos sistemas agrícolas no contexto da atual crise dos fertilizantes. A inclusão de leguminosas em múltiplos sistemas de cultivo (por exemplo, agroflorestais) pode ajudar a aumentar a eficiência no uso de recursos e na produção, além de reduzir a incidência de pragas no cultivo.
Apesar de relativamente baratas em comparação a outras proteínas, o consumo das leguminosas tem decaído. Na América Latina, no Caribe e na América do Norte, porém, elas são parte da cultura e da alimentação diária da população. As mais conhecidas são os feijões, as lentilhas, ervilhas e o grão-de-bico. Os latino-americanos são os maiores consumidores de leguminosas em todo o mundo, com uma média de 34 gramas diárias por pessoa.
Na culinária da região, o feijão se destaca por sua longa tradição que remonta às dietas das populações indígenas, como os incas e os maias.
Da mesma forma, a culinária norte-americana, formada por suas comunidades nativas e imigrantes, possui uma infinidade de receitas. Em muitos pratos, leguminosas e cereais são servidos juntos.
E na sua casa, qual a receita tradicional de leguminosas?