Ação Global para o controle da Lagarta do Funil do Milho

Mapa da propagação da lagarta-do-cartucho de 2016 a maio de 2021. Este mapa foi compilado utilizando informação de várias fontes, incluindo a FAO, Convenção Internacional de Proteção das Plantas, CABI, Organização Fitossanitária Europeia-Mediterrânea e governos nacionais. 

As fronteiras e certas nomeclaturas utilizadas neste mapa, não implicam a expressão de qualquer opinião por parte da FAO, relativo ao estatuto legal de qualquer país, território, cidade, zona ou em referencia à delimitação das suas fronteiras e limites. 

Nativa das Américas, a lagarta-do-cartucho foi detectada primeiramente na África Central e Ocidental no início de 2016 (Benim, Nigéria, São Tomé e Príncipe, e Togo).Em somente dois anos, migrou por quase toda a África Subsaariana. Em Novembro de 2019, a praga foi também confirmada no Sudão, Egito e Iémen, bem como em muitos países asiáticos incluindo Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Tailândia, Myanmar, China, Indonésia, Filipinas, Laos, Malásia, Vietnam, Camboja, República da Coreia e Japão. Entre fevereiro e maio de 2020, foi confirmada na Austrália, Mauritânia, Timor Leste e Emirados Árabes Unidos. A finais de 2020, foi detectada na Jordânia, Síria e Papua Nova Guiné. Em janeiro de 2021, a Nova Caledónia confirmou a presença da lagarta-do-cartucho e em Abril tinha invadido as ilhas Canárias (território espanhol). Em um curto espaço de tempo, esta praga nativas das Américas, já foi detectada em mais de 70 países.