Ação Global para o controle da Lagarta do Funil do Milho

Nos últimos anos, a lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) espalhou-se rapidamente por África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.  É necessária uma ação urgente para evitar que esta praga possa ameaçar a segurança alimentar global e a subsistência de milhões de famílias de pequenos agricultores em todo o mundo. 

A FAO desenvolveu a Ação Global  para o Controle da lagarta-do-cartucho do milho para assegurar uma  abordagem coordenada a nível nacional, regional e global. A iniciativa global da FAO para tomar medidas radicais, diretas e coordenadas para reforçar as capacidades de prevenção e controle sustentável de pragas a nível mundial. 

A Ação Global está incrementando os atuais esforços da FAO para o manejo sustentável da lagarta-do-cartucho do milho graças a múltiplos mecanismos disponíveis, tais como as escolas de campo de agricultores, parcerias com instituições de pesquisa, setor privado, cooperação Sul-Sul, organizações regionais e nacionais de proteção vegetal e forças tarefas nacionais específicas para o manejo da lagarta-do-cartucho. 

A Ação Global tem três objetivos principais: 

  1. Reduzir as perdas na colheita, devido a lagarta-do-cartucho, em 5% nos países demonstrativos e em 10% nos países-pilotos, 
  2. Diminuir o risco de propagação e infestação em países com presença limitada da praga, e 
  3. Estabelecer um mecanismo de coordenação a nível global, regional e nacional. 

A Ação Global está atualmente sendo implementada de uma forma coordenada e harmonizada em três regiões: África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. As intervenções são dirigidas aos países prioritários identificados pela iniciativa Global da FAO. Esta iniciativa associa os países  desenvolvidos  aos países com taxas elevadas de pobreza e fome, apoiando na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

A Ação Global para o controle da lagarta-do-cartucho do milho desencoraja o uso generalizado de pesticidas químicos altamente perigosos, colocando ênfase na prevenção. A iniciativa defende uma combinação de monitoramento robusto e sistemas de alerta precoce, como o aplicativo FAMEWS da FAO. Para apoiar os pequenos agricultores, o entendimento e uso das práticas de manejo integrado de pragas é fundamental para o controle da lagarta-do-cartucho do milho. 

A Ação Global estabeleceu um mecanismo de coordenação global para um diálogo aberto e colaborativo em direção a soluções comuns. Também apoia, a criação e o aumento das Forças Tarefas Nacionais sobre a lagarta-do-cartucho, e a mobilização de recursos para a pesquisa  aplicada orientada a soluções práticas e eficientes. 

Estes esforços estão complementando as atividades em curso da FAO sobre a lagarta-do-cartucho. Nos últimos três anos, a FAO  liderou 63 projectos relacionados com o lagarta-do-cartucho, principalmente na África, estabelecendo boas práticas e acumulando conhecimentos valiosos neste processo. A Ação Global apoia a disseminação e aplicação do conhecimento de uma forma  inclusiva, buscando não deixar ninguém para trás. 

Para ler o plano de implementação da Ação Global para o controle da lagarta-do-cartucho do milho clique aqui