Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Projeto cria "fortalezas" para preservar alimentos em risco de extinção

O projeto Arca do Gosto — idealizado pelo movimento Slow Food e feito em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) — quer catalogar as iguarias que correm risco de sumir de vez. O projeto é o primeiro passo da iniciativa Alimentos Bons, Limpos e Justos, que visa incentivar o olhar sustentável e voltado para a saúde quando o assunto é o que colocamos em nosso prato. O projeto é mundial e conta com a participação popular para a indicação de produtos que devem entrar no catálogo.

Além de identificar os alimentos quase extintos, o projeto tem como base valorizar quem o produz. O incentivo à agricultura familiar e ao encurtamento da distância entre o produtor e o consumidor tem grande impacto não só no meio ambiente, mas no valor final do alimento, que fica mais barato, já que não precisa de intermediários, como um supermercado.

Title of publication: Revista Correio Brasilienze
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Gláucia Chaves
:
Organisation: Slow Food
Autres organisations: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead)
Année: 2017
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de revue
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez