Combater o desmatamento, a degradação e as emissões

Untitled-1-07

Transformação global das florestas em prol das pessoas e do clima

A Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Sida), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) colaboram na execução de um projeto de cinco anos intitulado “Transformação global das florestas em prol das pessoas e do clima: com foco na África Ocidental”.

Este projeto é fundamental para a implementação do Plano de Convergência da CEDEAO para a Gestão e Utilização Sustentável dos Ecossistemas Florestais na África Ocidental, adotado pelos 15 Estados-membros da CEDEAO na época: Benim, Burquina Fasso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

O objetivo do projeto é reforçar a tomada de decisões sobre a gestão das florestas e das terras em toda a África Ocidental, abordando especificamente a perda de cobertura florestal e da biodiversidade, bem como os desafios transfronteiriços, ao mesmo tempo que apoia os meios de subsistência locais.

O projeto apoia a implementação das prioridades definidas no Plano de Convergência Florestal, por meio das seguintes áreas de foco:

ÁREA DE FOCO 1: Conhecimento sobre o estado e a dinâmica das florestas
Conhecimento sobre o estado e a dinâmica das florestas (ou seja, dados florestais, portal web de conhecimento florestal, fatores de perda das florestas)
ÁREA DE FOCO 2: Leis e políticas relacionadas às florestas e à terra

Leis, políticas e estratégias relacionadas com as florestas e a terra a nível sub-regional

ÁREA DE FOCO 3: Demonstração de práticas sustentáveis de manejo comunitário das florestas e da terra

Demonstração e divulgação de práticas comunitárias sustentáveis de gestão das florestas e da terra

Integração da perspectiva de gênero

As áreas de foco do projeto são complementadas por um componente de integração da perspectiva de gênero, que tem como objetivo reforçar e promover o papel das mulheres no setor florestal em toda a África Ocidental.

Últimas histórias de impacto
Picture2

A educação é importante: as comunidades rurais de Serra Leoa fazem parceria com o meio acadêmico para proteger as florestas

Uma iniciativa liderada pela FAO e pela Universidade de Njala reúne a experiência acadêmica e a liderança comunitária para restaurar e proteger as florestas de Serra Leoa.

 

Leia a história completa aqui
Tha Gambia

Um foco de atividade: a apicultura apoia as florestas e os meios de subsistência nas comunidades de manguezais da Gâmbia

Na vila de Kiang Jattaba, cercada por manguezais ao longo do rio Bintang Bolong, no sul da Gâmbia, o mel dourado faz muito mais do que adoçar o chá.

A hive of activity: Beekeeping supports forests, livelihoods in Gambia’s mangrove communities

In the mangrove-lined village of Kiang Jattaba, along the Bintang Bolong river in southern Gambia, golden honey is doing more than sweetening tea.

Leia a história completa aqui

Trabalhando para: melhorar a tomada de decisões e as capacidades em gestão das florestas e das terras em toda a sub-região da África Ocidental.

Trabalhando com: a CEDEAO, os 15 governos dos Estados-membros da CEDEAO, a sociedade civil, centros de pesquisa, instituições regionais e grupos comunitários.

Trabalhando graças ao apoio da: Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Sida).

Trabalhando em: nível global, com foco na África Ocidental.

Últimas notícias
Contactos

Mohamadou Aw

Oficial de Programas, Escritório Sub-regional da FAO para a África Ocidental, Dakar, Senegal

[email protected]

María Ruiz-Villar