Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Cooperativa de pequenos agricultores do Peru recebe motocicletas que irão fortalecer o trabalho de extensão rural

O projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão entregou os veículos como parte da aliança estratégica com o setor algodoeiro peruano.

Piura, Peru, 24 de junho de 2021 - Os pequenos produtores de algodão que integram a Cooperativa Agrária de Serviços Múltiplos “Tallán – Chusís” (COSTACH), da região de Piura, no Peru, receberam nesta semana três motocicletas em transferência do projeto +Algodão. Os veículos ajudarão a melhorar o serviço de assistência técnica no campo oferecidos aos seus sócios. Durante a entrega, Robinson Rumiche Loro e Cristobal Vílchez Maza, diretores da Cooperativa, agradeceram todo o apoio oferecido pelo projeto. A cooperativa de Piura é formada por 5.200 famílias agricultoras e está localizada em uma região que se destaca pela produção de linhagens de algodão pima peruano, por meio de técnicas transmitidas de geração a geração.

A COSTACH é um aliada estratégica para o relançamento do algodão peruano e reformulou seu plano de negócios, com o apoio do projeto +Algodão Peru, uma iniciativa da cooperação sul-sul trilateral executada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário e  Irrigação (Midagri) do Peru. A entrega das motocicletas contou com o apoio dos técnicos do Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) do Peru.

Essa reformulação do plano de negócios ajudou a cooperativa a exportar, em 2020, dois lotes de algodão pima peruano, cerca de 40 toneladas, que cruzaram o oceano rumo à Alemanha e à Tailândia, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela pandemia. Atualmente, COSTACH é a única cooperativa ativa que comercializa e exporta algodão no Peru.