Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Visita do Brasil à Colômbia finaliza a missão internacional do projeto Semeando Capacidades

A iniciativa de cooperação sul-sul trilateral buscou fortalecer instrumentos e políticas para a Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária na Colômbia, a partir da gestão do conhecimento e da troca de experiências.

Bogotá, 07 de dezembro de 2021 - Durante uma semana foi realizada a missão técnica de intercâmbio internacional do projeto Semeando Capacidades na Colômbia, com a visita da delegação brasileira ao país, que teve como objetivo discutir e conhecer experiências em políticas públicas, compras públicas e pesquisa em agroecologia para a agricultura familiar. Também foi organizado um evento de encerramento do projeto para apresentação dos resultados. 

O projeto Semeando Capacidades foi executado, desde 2019, em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) da Colômbia e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); e integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

A missão internacional incluiu representantes das entidades executoras do projeto, tanto do Brasil como da Colômbia, além de delegados da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). 

Abertura da missão internacional

Na reunião de abertura, realizada no Palácio de San Carlos da Chancelaria, o Vice-Ministro de Desenvolvimento Rural do MADR, Omar Franco, destacou a importância da cooperação sul-sul trilateral, marco no qual se desenvolveu o projeto. “Agradeço ao Governo do Brasil a visita ao nosso país e os resultados obtidos durante o desenvolvimento do projeto Semeando Capacidades que fortalecerão a Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária (ACFC) na Colômbia”, disse. 

Nelson Andrade, representante do MAPA, disse que a troca de conhecimentos e experiências permitiu que o projeto fortalecesse as políticas públicas em agroecologia da Colômbia e destacou a gestão de cada uma das organizações colaboradoras e a satisfação de conhecer seus resultados: “Estaremos apresentando os principais resultados do projeto para o desenvolvimento e o fortalecimento de políticas públicas para o ACFC na Colômbia”. 

Representando a ABC/MRE, Carolina Smid, destacou que o projeto Semeando Capacidades contribuiu para a implantação das diretrizes do ACFC previstas na Resolução 464 de 2017 “essas contribuições são motivo de orgulho; agradeço às equipes técnicas de ambos os países o empenho e os excelentes resultados. Estamos prontos para apoiar futuras ações no âmbito da cooperação”, comentou. 

O Representante da FAO na Colômbia, Alan Bojanic, mencionou que este projeto é um exemplo de união de esforços e fraternidade entre países, o que garantiu o seu sucesso. “O Semeando Capacidades é um projeto que deixa lições de cooperação, e, ainda há iniciativas pela frente para apoiar, em questões-chave como a agroecologia”, avaliou. 

Já o coordenador do projeto na Colômbia, Camilo Ardila, destacou a importância da troca de conhecimentos “graças a esse intercâmbio destacamos o papel da agricultura familiar como ator fundamental de sistemas alimentares sustentáveis”. Para Ronaldo Ferraz, coordenador do projeto Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025, o projeto Semeando Capacidades superou as metas “devido à sua estratégia de desenvolvimento, apesar da pandemia, o projeto superou as expectativas. Buscamos fortalecer a cooperação sul-sul entre os países e a cooperação sul-sul trilateral com a FAO em questões de agricultura familiar”. 

Ao final desta reunião de abertura, a delegação brasileira desenvolveu sua agenda com três sessões temáticas sobre políticas públicas, compras públicas e pesquisa em agroecologia para a agricultura familiar, onde também participaram diferentes atores de entidades colombianas como SENA, Agrosavia, ICBF, academia, entre outros. 

Evento de encerramento: repositório web e cursos de autoaprendizagem

No evento de encerramento do projeto Semeando Capacidades, além da apresentação de seus principais resultados e produtos, foram lançados dois cursos e um repositório web de documentos e outros materiais. 

Ambos os cursos, 'Circuitos curtos de comercialização na Agricultura Familiar: uma ferramenta para alcançar mercados inclusivos' e 'Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar', serão oferecidos pelo Núcleo de Capacitação de Políticas Públicas do Escritório Regional da FAO e já estão disponíveis. 

O repositório web contém, tanto espanhol como em português, os diferentes produtos desenvolvidos ao longo destes dois anos: cartilhas, documentos, vídeos, podcasts, eventos, bem como a publicação final do projeto 'Recomendações de instrumentos e políticas Obras Públicas para a Agricultura Familiar: Resultados da Cooperação Trilateral Sul-Sul Brasil-Colômbia-FAO '. Conheça o repositório da web aqui

Visita à experiência agroecológica

Para conhecer uma experiência agroecológica no país, a delegação do Brasil e da Colômbia do projeto Semeando Capacidades, visitou na aldeia de La Pradera, em Subachoque, três hortas da ´Associação Rede Agroecológica Camponesa Subachoque - ARAC', formada por 18 famílias que cultivam uma variedade de alimentos sem produtos químicos ou pesticidas. 

Algumas das hortas agroecológicas da associação têm o formato de mandalas, ideia que nasceu porque vários alunos de escolas e universidades começaram a visitar a ARAC para conhecer sua experiência. “A experiência da associação é muito positiva, mas gera desafios como o manejo do controle de pragas, que temos feito por meio de alopatia (mecanismo natural) e dos bioinsumos que nós preparamos”, afirmou Albeiro Velásquez, sócio e tesoureiro da associação. 

Para continuar fortalecendo essas políticas e instrumentos, o projeto Semeando Capacidades coloca à disposição dos órgãos públicos do país as diversas recomendações geradas ao longo de dois anos de intercâmbio com o Brasil, em termos de extensão e inovação agrícola, agroecologia, diferenciais de mercado como compras públicas locais e circuitos curtos de comercialização; e de sistemas de informação, que podem ser consultados no repositório web.