FAO in Mozambique

FAO apresenta nova ferramenta para investimentos rurais: RURAL INVEST

O Rural Invest apoia grupos com limitada literacia financeira
26/05/2017

26 de Maio, Maputo- A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizou um encontro para a apresentação do Rural Invest, uma ferramenta destinada a apoiar grupos com limitada literacia financeira a preparar planos de investimentos bancáveis. O encontro também serviu para a apresentação do Voucher Electrónico (e-Voucher), um mecanismo de transferência de subsídios para insumos agrícolas, usado pelo programa da FAO para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio ODM1c.

O evento contou com a participação de diversas entidades governamentais e agências bancárias.
Falando na abertura do evento, o Representante da FAO, Castro Camarada, disse que "estas duas ferramentas tem grande potencial de aplicação em Moçambique, visando maiores investimentos no meio rural, aumentos de produtividade, maior inserção nos mercados e melhores rendimentos para as famílias e consequente redução da pobreza e vai começar a ser usado no âmbito de um projecto do Governo".

Rouja Johnstone, especialista da FAO para o Rural Invest, explicou que "o aplicativo possibilita investimentos com menos custos e que os agricultores estarão em condições de devolver o valor dos créditos oferecidos pelos programas com mais facilidade".
O Rural Invest, desenvolvido pela FAO, é uma abordagem que facilita investimentos rurais sustentáveis que já foi utilizada em vários países e está neste momento a ser introduzida em Moçambique.

O e-voucher é um mecanismo flexível de transferência de subsídios para compra de insumos agrícolas que está a ser implementado nas províncias de Manica, Sofala, Nampula e Zambézia pelo Ministério de Agricultura e Segurança Alimentar com assistência técnica da FAO e apoio financeiro da União Europeia.