FAO no Brasil

Abertas as inscrições para o curso sobre programas sustentáveis de alimentação escolar

22/03/2016

Em sua sexta edição, o curso já capacitou mais de 1700 participantes com o apoio do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

Santiago, Chile – Até o dia 31 de março, estão abertas as inscrições para o curso sobre programas de alimentação escolar sustentáveis, que oferece a FAO e o Governo do Brasil, para gestores públicos, professores, estudantes, profissionais e técnicos das áreas relacionadas à alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, agricultura, saúde e educação dos países da América Latina e do Caribe.

O curso tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as politicas nacionais para o fortalecimento do debate sobre a alimentação escolar no âmbito das políticas de desenvolvimento social, a partir das lições aprendidas com o Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Brasil, e com base nos elementos que têm sido construídos com os diversos países da região ao longo dos últimos anos para a sustentabilidade destes programas.

Mais de 1700 pessoas já participaram das edições passadas (2011-2015). A sexta edição do curso Alimentação Escolar: desenvolvimento de programas sustentáveis, a partir do caso brasileiro será, pela primeira vez, totalmente virtual (com tutor) e aberto aos interessados de todos os países da América Latina e do Caribe.

A capacitação será ministrada na língua espanhola, e tem início no dia 25 de abril de 2016, com uma carga horaria total de 120 horas. As inscrições só poderão ser feitas pela pagina web:  http://www.fao.org/alc/cursos/intranet_nucleo/auth/login. Para mais informações: [email protected].

Este ano, são oferecidas 50 vagas e o valor do curso é de 250 dólares. Em caso de que haja pelo menos duas pessoas de uma mesma instituição interessadas em participar do curso, poderá ser feito um convênio para uma redução no valor do curso, que sairá por um valor final de 195 dólares. O curso será realizado pelo Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas do Escritório Regional da FAO.

O curso Alimentação Escolar: desenvolvimento de programas sustentáveis, a partir do caso brasileiro, promovido pelo projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar no âmbito da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025 do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, conta com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Esta capacitação está inserida no objetivo estratégico da FAO de ajudar a eliminar a fome, a insegurança alimentar e a má nutrição.  

Programa de Alimentação Escolar: direito humano à alimentação

“Os programas de alimentação escolar são uma importante intervenção de proteção social e de aplicação efetiva do direito humano à alimentação adequada. Além disso, são componentes-chave para garantir o acesso aos alimentos e para o processo de educação alimentar e nutricional”, destaca Najla Veloso, coordenadora regional do projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar.

De acordo com a coordenadora, nos últimos anos, a alimentação escolar se destacado na agenda política da região. Um exemplo disso é o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) 2025, que recomenda em seu Pilar 3 a universalização dos programas de alimentação escolar, promoção de ambientes saudáveis no interior das escolas, incorporação da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, de maneira transversal, o estabelecimento de cardápios e as compras da agricultura familiar.

PNAE: o caso brasileiro

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil, implementado pelo FNDE, é executado há mais de 50 anos, atendendo a mais de 42 milhões de estudantes, desde o fornecimento de alimentos até a educação alimentaria e nutricional.