A técnica que leva ao desenvolvimento
Universalizar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), assegurar a continuidade das políticas públicas, garantir o reconhecimento da importância do trabalho rural para a economia brasileira e o para bem-estar da população. Os desafios para a agricultura familiar no Brasil são muitos.
De acordo com o Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater), existem cerca de 1,3 mil entidades credenciadas, totalizando aproximadamente 20 mil extensionistas. Segundo dados da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), são quase seis mil escritórios regionais administrados pelas Emateres, nas 27 unidades do país.
Os serviços de Ater do Brasil têm sido destaque em órgãos e eventos internacionais. No último encontro promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em setembro, no México, José Ricardo Roseno foi destaque ao apresentar a proposta de criação de uma Plataforma Internacional de Ater e destacar políticas públicas do Governo Federal brasileiro para o meio rural.