Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Programas sociais reduzem migração

Engenheiro agrônomo da ONG Caatinga conta que, nos últimos 15 anos, não se vê mais um grande número de pessoas indo para as capitais ou outros Estados, nem mercados com alimentos sendo saqueados ou crianças morrendo de fome

A longa estiagem deixa os tradicionais traços de terra arrasada, plantação cinza, como se tivesse sido queimada, e animais magros, mas a situação da população é diferente de anos atrás, quando a seca expulsava os habitantes do sertão. Na seca de 1979 a 1983, por exemplo, 3,5 milhões de pessoas morreram por subnutrição. Hoje as pessoas permanecem no Nordeste porque são atendidas por programas sociais, como Bolsa Família, Bolsa Estiagem, aposentadoria rural, instalação de cisternas e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a Funceme, Eduardo Martins, diz que programas sociais evitam a migração e cita a instalação de mais de 1 milhão de cisternas no semiárido para captar água da chuva. 

Title of publication: Estadao Jornal Digital
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Autor: Cleide Silva
:
Organización: Estadao Jornal Digital
:
Año: 2017
:
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Artículo de boletín informativo
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página