Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Decreto cria Política Nacional de Recuperação de Florestas

O governo deu o primeiro passo rumo ao objetivo de restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, compromisso acertado nas negociações do Acordo de Paris, em 2015. Editou na semana passada o decreto 8972, que cria a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, a Proveg. O caminho agora é complexo e depende de recursos financeiros e técnicos, pesquisa e até de mudas e sementes.


A meta de reflorestar 12 milhões de hectares é complexa. Equivale à metade da área do Estado de São Paulo. Para se ter ideia, calcula-se que hoje não existem no Brasil 8 milhões de hectares de florestas plantadas com pinus, eucalipto e o paricá da Amazônia.

A política é o início do processo, mas é preciso responder agora quais as linhas de crédito que poderão ser usadas, como será o acesso a sementes, qual a melhor tecnologia, onde estão as mudas, qual assistência técnica será oferecida e assim por diante.

O custo de implementação foi estimado entre R$ 31 e R$ 52 bilhões, segundo estudos do Instituto Escolhas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Title of publication: Valor Econômico
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organización: Ministério do Meio Ambiente (MMA), Brasil
:
Año: 2017
:
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Artículo de boletín informativo
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página