Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

FAO e Brasil: dez anos de Programa de Cooperação Internacional para América Latina e o Caribe

O Governo brasileiro já investiu mais de 50 milhões de dólares para a promoção do desenvolvimento rural sustentável, da agricultura e da segurança alimentar e nutrição.

Foto: Aurelie Duray/FAO

Brasília, 22 de junho de 2018 - Há quase uma década a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Governo do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), executam em parceria com países da América Latina e do Caribe um programa de Cooperação Sul-Sul Trilateral que já investiu mais de 50 milhões de dólares. 

É o Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, que visa orientar a elaboração e a execução de projetos regionais, a partir da experiência brasileira bem-sucedida, para erradicação da pobreza rural, promoção da segurança alimentar e nutricional; sistemas agrícolas e alimentares inclusivos e eficientes; e desenvolvimento rural sustentável. 

Para fazer um balanço dos resultados alcançados nestes 10 anos e discutir novas propostas de Cooperação entre o Governo do Brasil e a FAO, realiza-se dias 25 e 26 de junho, em Brasília (DF), a reunião do Comitê Consultivo do Programa de Cooperação, com representantes da ABC/MRE, das Instituições Brasileiras Cooperantes (IBCs) e do Escritório da FAO para a América Latina e o Caribe. 

O Diretor Regional da FAO e Diretor Geral Adjunto, Julio Berdegué, participará da reunião em Brasília. Será a primeira agenda do Diretor no Brasil desde que assumiu o cargo na Organização, em julho de 2017. 

Brasil: referência para a região

Nos últimos 20 anos, o Brasil alcançou um nível de desenvolvimento por meio de uma série de políticas públicas de sucesso em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), erradicação da fome, alimentação escolar, direito humano à alimentação adequada, desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar, que transformou o país em uma referência para a região, despertando grande interesse da comunidade internacional, particularmente dos países da América Latina e do Caribe. 

Esta foi a base em que se construiu o Programa de Cooperação: compartilhar experiências e aprendizagens do Brasil com outros países da região. 

São executados projetos de fortalecimento de programas de alimentação escolar; apoio às estratégias de segurança alimentar e nutricional; diálogo com a sociedade civil; fortalecimento de políticas agroambientais; fortalecimento da cadeia de valor do algodão; Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025; e constituição da Rede Latino-Americana de Políticas Públicas. 

A ABC/MRE é a instituição responsável pela coordenação, negociação, aprovação e monitoramento das atividades planejadas no âmbito do Programa, nas quais participam diferentes ministérios parceiros. 

A FAO é responsável por estimular, organizar, promover, executar, monitorar e acompanhar as atividades planejadas pelos projetos desenvolvidas nos países parceiros. 

São também parceiros nesta Cooperação os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), Meio Ambiente (MMA), Integração Nacional (MI), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).