Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Mandiyuti: +Projeto Algodão Bolívia inicia programa de rádio para assistência técnica a produtores familiares de algodão

Os temas dos programas foram desenvolvidos com base nas necessidades de campo identificadas no calendário agrícola e na demanda dos agricultores e agricultoras.

Santa Cruz de la Sierra, 8 de dezembro de 2020 - Com a pandemia, as ações de apoio técnico aos pequenos produtores de algodão atendidos pelo projeto +Algodão Bolívia tiveram que se reajustar devido às restrições sanitárias que incluem a ida às comunidades rurais.

Para continuar com o apoio da Assistência Técnica e Rural (ATER), as equipes do projeto e de Comunicação para o Desenvolvimento da FAO Bolívia desenvolveram em conjunto o programa de rádio Mandiyuti: levando a agricultura para todos, iniciado em 13 de outubro de 2020 e veiculado pela Rádio Santa Cruz, todas as terças e quintas, às 05:30 e 19:00, e aos sábados às 14:00.

O projeto +Algodão Bolívia é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral executada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e ministérios do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia (MDRyT) e Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural da Bolívia (MDPyEP).

O termo Mandiyuti é resgatado da cultura Guarani e refere-se ao algodão nativo ou crioulo (Gossipium barbandense), que foi cultivado por muitos anos, sem informação exata de sua origem, e com o qual o tiaro imando ou Tipoi (vestimenta tradicional das mulheres da cultura Guarani, bem como as redes e os mbocó).

Por esse motivo, foi adotado o conceito de Mandiyuti, entendido como a fibra que tece e entrelaça o conhecimento de forma horizontal e inclusiva, para o desenvolvimento desta proposta de comunicação e Ater, que visa trazer informações agrícolas deixando um legado e um tecido de conhecimento para as famílias produtoras de algodão de Santa Cruz.

Diversidade de temas ao alcance de todos

Os temas dos programas foram desenvolvidos com base nas necessidades de campo identificadas no calendário agrícola e na demanda dos produtores, e incluem uma grande variedade de temas importantes como sementes, colheita e pós-colheita, comercialização, legislação que garante uma vida livre de violência às mulheres, entre outros.

O objetivo desta proposta de comunicação do projeto +Algodão Bolívia é avançar para uma Ater que utilize ferramentas de meios tradicionais, como o rádio, junto com novas tecnologias de informação e comunicação como redes sociais, podcasts e aplicativos de mensagens instantâneas. Para isso, os técnicos do projeto fortaleceram suas capacidades por meio de cursos de locução e de rádio, que os auxiliaram na escolha dos temas dos programas, na redação dos roteiros e na gravação à distância.

O resultado obtido são programas em que personagens da vida real - técnicos e agricultores - discutem o cotidiano e o trabalho no campo, numa demonstração de como as ações da Ater contribuem para a troca de saberes e saberes. Dentro da estratégia do programa Mandiyuti de cativar gradativamente seu público, já foram contatados membros da academia para que participem em breve dos programas.

Além do programa Mandiyuti veiculado na Rádio Santa Cruz, em breve estarão disponíveis programas de rádio (podcasts) na plataforma do Spotify, onde também será possível ouvir programas já veiculados na rádio. Outra ação que estará em andamento no briefing é um grupo por meio do WhatsApp onde os interessados ​​podem tirar dúvidas e fazer consultas semanais com os técnicos do projeto sobre os conteúdos abordados nos programas e receber informações adicionais. Eles também planejam usar chatbots para construir um sistema de apoio abrangente para os produtores de algodão, a fim de levar a agricultura para todos.


Spotify: https://open.spotify.com/show/0pltGxKVTV8UBZ3iB0OZEl?si=chGGIVGARs6zN2AYHxV-Qw
WhatsApp (disponível a partir de 15 de dezembro): https://chat.whatsapp.com/HHCVXYoZch4AAqhJz3zTBt