Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Projeto +Algodão acompanha ações do Instituto Paraguaio de Artesanato para fortalecer o trabalho de artesãs

Durante a Expo foi realizada uma demonstração sobre a produção da autêntica tecelagem Ao Po'i.

Assunção, 30 de outubro de 2023 – O projeto +Algodão Paraguai acompanha o Instituto Paraguaio de Artesanato (IPA), em sua tarefa de fortalecer o trabalho das artesãs do algodão. Neste contexto, neste sábado, 28 de outubro, a coordenadora do projeto, América González, participou da cerimônia de abertura da Expo Yataity. Durante o dia, foi realizada uma demonstração passo a passo da produção da autêntica tecelagem Ao Po'i, desde a limpeza das fibras até o bordado das peças, pelas artesãs alunas da escola de Salvaguarda IPA em Yataity.

A presidente da IPA, Andrea Vázquez, destacou o protagonismo dos artesãos na manutenção da identidade e da história familiar e, ao mesmo tempo, em se tornarem um motor de desenvolvimento econômico para toda a comunidade.

O projeto +Algodão é uma iniciativa trilateral de cooperação Sul-Sul desenvolvida em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e sete países parceiros. No país, o projeto é realizado em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), com o objetivo de reativar e fortalecer o setor algodoeiro.

Paraguai presente na comemoração do Dia Mundial do Algodão 2023

“A América Latina veste-se de algodão” foi chamada de uma das atividades realizadas para comemorar o Dia Mundial do Algodão, no dia 4 de outubro na capital do Brasil. A iniciativa antecipou a data, comemorada desde 2019 no dia 7 de outubro.

O evento, promovido pela FAO e ABC/MRE no âmbito do projeto +Algodão, contou com o debate “Tendências da moda e da materialidade na América Latina, seguido de um desfile, que teve como objetivo destacar a cultura e a história do algodão , por meio de bordados e artesanatos dos países da região, fundidos com uma moda vanguardista que aponta para a tendência sustentável.

As peças desenhadas por Juan Pablo Martinez, designer de moda sustentável colombiano, destacaram a ancestralidade do cultivo e manejo do algodão, incorporando técnicas artesanais e bordados ancestrais do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Do Paraguai, as peças confeccionadas com o bordado Ao Po'i, da Yataity, foram um dos destaques do desfile, que contou com a participação da artesã Carolina Giménez no palco. Todas as peças foram confeccionadas com algodão produzido por agricultores familiares.

O Paraguai esteve representado com uma delegação composta por Marcelo González, Vice-Ministro da Pecuária, representando o Ministério da Agricultura e Pecuária; Juan Carlos Cousiño, do Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária (IPTA); Carolina Giménez, da Cooperativa Ao Po'i de Yataity; Marco Caballero, da desmontadora de Los Cabos; Adriana Chaparro, do setor de moda têxtil; Hildor Lowen, produtor de sementes de algodão; e América González, Coordenadora Nacional do projeto FAO +Algodão no Paraguai.

O evento “A América Latina veste-se de algodão” também foi uma oportunidade para comemorar o sucesso de uma década de cooperação entre o governo brasileiro, a FAO e os países da região para fortalecer o setor algodoeiro.

Com informações da FAO Paraguai.