Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Comissão Florestal para a América Latina e o Caribe

Criada em 1948, a Comissão Florestal para a América Latina e o Caribe (COFLAC) é um órgão estatutário da FAO que proporciona um fórum técnico e político a seus países membros para debater e analisar questões relacionadas às florestas, a fim de ressaltar sua contribuição para a segurança alimentar, a produção sustentável de alimentos na região e a conservação dos recursos naturais florestais.

A COFLAC assessora a FAO sobre o programa florestal que a Organização deve desenvolver na região. A Comissão se reúne a cada dois anos e serve como fórum de encontro para os países, com a finalidade de analisar questões florestais de importância regional e de promover o intercâmbio de conhecimento e experiências. Isso inclui a formulação de políticas públicas para a gestão sustentável das florestas, da flora e da fauna silvestres, a monitoração dos recursos florestais, o intercâmbio de informações, a luta contra o desmatamento e a análise de experiências nacionais e regionais, entre outros.

As principais recomendações da COFLAC são informadas à Conferência Regional da FAO, que se reúne a cada dois anos para determinar as prioridades de atuação da FAO na região. A Comissão também proporciona insumos ao Comitê Florestal Mundial (COFO) da FAO e ao Fórum das Nações Unidas sobre Florestas (FNUF).

A COFLAC também estabelece as linhas de trabalho para a cooperação da FAO em temas florestais, para os Escritórios Regionais e a sede em apoio aos países da região. Com base nessas linhas, são formulados os programas florestais regional e global da FAO.

Participam da COFLAC os chefes de gestão e serviços florestais dos países membros da região e, como observadores, representantes das diferentes agências das Nações Unidas, ONGs nacionais e internacionais e as organizações da sociedade civil.

A COFLAC inclui grupos sub-regionais de coordenação para o Caribe, a Mesoamérica, a Amazônia e o Cone Sul, o que permite aos países coordenar e complementar ações conforme a realidade de cada sub-região.

Membros da COFLAC

 Antígua e Barbuda

 Argentina

 Bahamas

 Barbados

 Belize

 Bolívia

 Brasil

 Chile

 Colômbia

 Costa Rica

 Cuba

 Dominica

 Equador

 El Salvador

 Estados Unidos

 França

 Granada

 Guatemala

 Guiana

 Haití

 Holanda

 Honduras

 Jamaica

 México

 Nicaragua

 Panamá

 Paraguai

 Peru

 Reino Unido

 República Dominicana

 São Cristóvão e Nevis

 São Vicente e Granadinas

Santa Lucía

 Surinam

 Trinidad e Tobago

 Uruguai

 Venezuela

Reuniões anteriores

32a Reunião, Jamaica

31a Reunião, Montevideo, Uruguai

30a Reunião, Tegucigalpa, Honduras

29a Reunião, Lima, Perú

28a Reunião, Georgetown, Guyana

27a Reunião, Asunción, Paraguay

26a Reunião, Cidade de Guatemala, Guatemala

25a Reunião, Quito, Ecuador

24a Reunião, Santo Domingo, República Dominicana

23a Reunião, São José, Costa Rica

22a Reunião, Buenos Aires, Argentina

21a Reunião, Santa Fé de Bogotá, Colômbia

20a Reunião, Habana, Cuba

19a Reunião, Cidade do Panamá, Panamá