Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Evento de alto nível do grupo de trabalho para Sistemas Alimentares na América Latina e Caribe

Evento Híbrido , 17/01/2023

Ao longo de mais de um ano, os governos dos países da América Latina e do Caribe - com o apoio de um grupo técnico regional integrado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) - realizaram os preparativos para a Cúpula de Sistemas Alimentares (FSS), que ocorreu em 23 de setembro de 2021. Os países convocaram 123 diálogos nacionais e 115 diálogos independentes com a participação de todos os setores e atores dos sistemas agroalimentares. A Cúpula resultou em dois tipos de compromissos firmados pelos Estados membros: as Coalizões e as Diretrizes Nacionais, que são mecanismos de ação elaborados com base nos diálogos nacionais ocorridos nos meses que antecederam o encontro. 

Grupo de trabalho para Sistemas Alimentares na América Latina e Caribe

Em 2022, foi constituído o grupo inicial de agências das Nações Unidas (CEPAL, FAO, FIDA e PMA), juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para dar continuidade aos compromissos assumidos na Cúpula, com ênfase na implementação das diretrizes traçadas pelos países.  

Para tanto, foi formada uma força-tarefa regional para apoiar o Sistema das Nações Unidas através de seus Coordenadores Residentes e dos países membros no acompanhamento dos compromissos assumidos na Cúpula, para facilitar a comunicação eficiente e eficaz, para organizar instâncias de diálogo com as contrapartes nacionais e para coordenar esforços com o trabalho realizado em Roma (o Centro de Coordenação). 

Propósito

O Grupo de Trabalho organiza este evento virtual de alto nível para apresentar uma atualização sobre os avanços na implementação das diretrizes nacionais um ano após a Cúpula dos Sistemas Alimentares. Seu objetivo é avaliar de que forma o aumento nos preços de alimentos e fertilizantes, como consequência da guerra na Ucrânia e do cenário econômico e fiscal região, teve impacto sobre os sistemas agroalimentares. Além disso, o grupo pretende verificar quais mecanismos de governança serão necessários para implementar as diretrizes nacionais.  O evento busca motivar um diálogo em torno da situação atual, no sentido de sensibilizar e reafirmar compromissos e medidas que transformam os sistemas alimentares, promovendo uma alimentação saudável e protegendo o planeta.

Quem participa?

Este evento busca reunir representantes de governos, agências das Nações Unidas, da sociedade civil, academia, de centros de pesquisa, do setor privado e diferentes atores, com a participação da mídia.