Lançamento da Estratégia de Prosperidade Agrícola do CAF para a América Latina e o Caribe
O Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), com o apoio do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, apresenta sua nova estratégia agrícola e diálogo sobre o futuro do setor na região e no mundo.
Evento Híbrido , 24/03/2025
.jpg?sfvrsn=614258f3_3)
Transmissão ao vivo
Fundo
A América Latina e o Caribe produzem alimentos para cerca de 1,3 bilhão de pessoas, cultivam 14% das lavouras do mundo, abrigam 50% da biodiversidade global, 30% das terras aráveis, 30% da água doce e 57% das florestas primárias do mundo.
As exportações do setor agrícola da região representam 18,4% das exportações mundiais do setor e o triplo das importações, com uma balança comercial agroalimentar positiva de aproximadamente 238.000 milhões de dólares por ano (OPSAa, 2022), sendo os países da região líderes mundiais em várias produções e a América Latina e o Caribe o principal exportador líquido de alimentos em nível global.
Os sistemas agroalimentares da região são essenciais para o fornecimento de segurança alimentar e nutricional em nível local, regional e global. Mas eles também são vulneráveis ao aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos, incluindo a seca.
Existem práticas agrícolas sustentáveis, regenerativas e resilientes que podem reduzir os impactos climáticos e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, proteger e restaurar ecossistemas naturais estratégicos e sua biodiversidade, além de conservar os principais recursos naturais, como água e solos.
Por outro lado, o setor agrícola apresenta novas oportunidades de desenvolvimento para a região, como a bioeconomia, os superalimentos e as economias criativas, associadas à cultura culinária da região.
É necessária uma nova visão para o setor, com base no conceito de prosperidade ao longo de toda a cadeia de valor, do produtor ao consumidor, permitindo a melhoria da renda, a redução da pobreza e da desigualdade, uma maior integração regional e territorial, o desenvolvimento produtivo com base no capital natural, mais conhecimento e inovação, e o apoio de um maior investimento e financiamento em infraestrutura física e digital e acesso aos mercados.
Agenda
- 18:00 | Boas-vindas e abertura do evento
- Máximo Torero Cullen, Economista-Chefe da FAO e Representante Regional interino para a América Latina e o Caribe (vídeo).
- Eve Crowley, Representante Regional Adjunta da FAO para a América Latina e o Caribe e Representante da FAO no Chile.
- 18:10 | Sessão I: Um olhar estratégico sobre o setor agropecuário na região
- Sergio Díaz-Granados, presidente-executivo da CAF
- S.E. Esteban Valenzuela Van Treek, Ministro da Agricultura do Chile
- S.E. Alfredo Fratti Silveira, Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai
- S.E. Martha Viviana Carvajalino Villegas – a confirmar – Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Presidência Pro-Tempore da CELAC
- 18:45 | Sessão II: Apresentação da nova estratégia do CAF: Prosperidade Agrícola
- Ignacio Lorenzo Arana, diretor de assessoria técnica em biodiversidade e clima da CAF
- Maximiliano Alonso, assessor sênior da CAF para o México e América Central
- Vídeo de apresentação de estratégia
- 19:05 | Sessão III: Diálogo sobre o futuro do setor agrícola para a região e para o mundo
- Moderadora: Alicia Montalvo, Gerente de Ação Climática e Biodiversidade Positiva do CAF
- Joaquín Arias, Coordenador do Observatório de Políticas Públicas para os Sistemas Agroalimentares (OPSAa) do IICA
- João Intini, Oficial de Políticas de Sistemas Alimentares da FAO
- Gonzalo Uriarte, Presidente da Associação de Alimentos e Bebidas do Chile
- 19:40 | Encerramento do evento
- Christian Asinelli, vice-presidente corporativo de programação estratégica da CAF
Documents
Para garantir sua participação presencial no evento, inscreva-se no seguinte link: A novaEstratégia de Prosperidade Agrícola da CAF é lançada on-line