Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Melhor Qualidade de Vida

A redução das desigualdades rurais e da pobreza e a promoção da resiliência são fundamentais para que se alcance uma transformação rural inclusiva e se avance em direção a sistemas agroalimentares sustentáveis. A FAO dedica-se a ampliar e fortalecer o desenvolvimento econômico e as políticas públicas nos territórios rurais para gerar maiores oportunidades e responder às emergências de segurança alimentar e nutricional.

A FAO também promove liderança e inovação para agricultores familiares, mulheres rurais, jovens, povos indígenas e afrodescendentes por meio de diálogos intersetoriais, planos de investimento e cooperação internacional. Nesse contexto, a Iniciativa Mão na Mão é fundamental para aumentar o investimento na agricultura e no desenvolvimento rural e fortalecer a geração de bens públicos nos níveis subnacional, nacional e regional.

Este pilar é desenvolvido através de seis áreas programáticas (Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres Rurais; Transformação Rural Inclusiva; Emergências Alimentares e Agrícolas; Sistemas Agroalimentares Resilientes; Iniciativa Mão na Mão; e Aumento do Investimento nos Sistemas Alimentares e Agrícolas).

Áreas prioritárias do programa
Áreas de trabalho
Para a implementação desse novo programa de desenvolvimento rural, a FAO oferece apoio aos países membros por meio de:

Fornecer

O fornecimento de assistência técnica para o design, a implementação e a avaliação de políticas de desenvolvimento rural que promovam o diálogo político e os intercâmbios técnicos.

Apoiar

O apoio aos países da região na criação de estratégias de desenvolvimento econômico voltadas para aumentar a produtividade, a inclusão social e a sustentabilidade.

Contribuir

A contribuição para uma cooperação estratégica entre os setores sociais, produtivos e ambientais.

Facilitar

A facilitação de recursos técnicos, ferramentas e normas desenvolvidos e validados a nível internacional.

Assistir

A prestação de assistência técnica aos países para formular políticas de desenvolvimento rural adaptadas às necessidades de cada grupo populacional e para a adoção de uma abordagem baseada nos direitos no âmbito programático, especialmente em relação às mulheres, à juventude rural, às populações indígenas e afrodescendentes.

Fortalecer

O apoio aos países da região para o fortalecimento, a nível político, social, organizacional e técnico, da agricultura familiar e das organizações de pesca artesanal, bem como dos marcos institucionais públicos correspondentes, a fim de lhes dar maior visibilidade.

Eventos

6/ 7

2023

Evento Híbrido , 06/07/2023

Presentación de experiencias de China en digitalización de áreas rurales y rol del e-commerce en la mitigación de la pobreza rural a los países de la CELAC.

2025

Os dados do censo nos países envolvidos mostram que os povos afrodescendentes são os que sofrem as piores situações de desigualdade, marginalização e discriminação, especialmente nas áreas rurais.

Noticias
20/05/2025

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) adverte que as mulheres rurais da América Latina e do Caribe continuam a enfrentar barreiras estruturais no acesso à terra, aos recursos produtivos e à tomada de decisões, e pede mudanças nos sistemas agroalimentares com uma abordagem transformadora de gênero.

15/05/2025

No contexto do Ano Internacional das Cooperativas, que se estenderá até 2025, atores da América Latina e do Caribe se reuniram em um evento regional focado no papel das cooperativas nos sistemas agroalimentares, promovendo a troca de experiências e linhas de ação para reforçar sua contribuição ao desenvolvimento produtivo e territorial da região.

03/03/2025

Com o apoio do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, buscou-se fortalecer a agenda de promoção de políticas públicas de acesso à terra e a implementação das diretrizes voluntárias de governança responsável da terra nos países.

Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
 Siga-nos no
Contato

Luiz Carlos Beduschi

Oficial Sênior de Políticas

Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Ricardo Rivera

Especialista em comunicação

Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe