Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Defensivos agrícolas naturais: uso e perspectivas

Resultado das palestras e discussões científicas do V Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais, que teve como tema o papel dos defensivos naturais na agricultura do século XXI, o livro aborda em seus capítulos iniciais temas pertinentes ao acesso ao patrimônio genético natural, legislação para o desenvolvimento e uso de defensivos naturais, testes laboratoriais e qualidade de análises exigidas para o registro destes produtos. A seguir, são tratados temas a respeito do potencial de desenvolvimento de defensivos naturais derivados de plantas, incluindo questões de biodiversidade, tecnologia de obtenção, pesquisa e uso de defensivos agrícolas naturais. O papel do controle biológico de pragas e doenças na agricultura do século XXI, a visão epidemiológica do controle bioló- gico de pragas, doenças e plantas daninhas e as visões do produtor e da indústria quanto ao processo de transição para um modelo agrícola de base biológica em diferentes escalas (grandes culturas, cultivo intensivo, entre outros) concluem a obra.

Os defensivos agrícolas naturais são os produtos originários de partes de, ou compostos extraídos de plantas, microrganismos, animais e minerais. São sistemas em franca expansão que buscam obter vantagens das interações de ocorrência natural, dando ênfase ao manejo das relações biológicas e processos naturais. Estão em contraste ao modelo usual, que usa defensivos químicos para realizar o controle de pragas.

Ao dar ênfase ao manejo das relações biológicas e processos naturais, estão em plena consonância com as expectativas dos consumidores que buscam produtos mais saudáveis. Por essa razão, defensivos naturais experimentam um crescimento no Brasil e no mundo, principalmente nas pequenas e médias propriedades agrícolas e na agricultura familiar, mas também já é utilizado em grandes propriedades agrícolas.

Dessa forma, o mercado de defensivos naturais, principalmente capitaneado pelo controle biológico, está crescendo cerca de 16% ao ano no mundo.

No Brasil esse segmento do agronegócio já representa de 3 a 5% das vendas dos pesticidas químicos e há espaço para continuar crescendo. Esse movimento tem colocado os defensivos agrícolas naturais em discussão, como opção viável para a produção saudável de alimentos.

:
:
:
:
:
:
Editor: Embrapa Meio Ambiente
:
:
:
Autor: Bernardo de Almeida Halfeld Vieira
Otros autores: Jeanne Scardini Marinho-Prado, Kátia de Lima Nechet, Marcelo Augusto Boechat Morandi, Wagner Bettiol
Organización: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Meio Ambiente - Embrapa Meio Ambiente
Otras organizaciones: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Brasil
Año: 2016
ISBN: 978-85-7035-642-0
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Libro
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página