Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Pesquisa global avaliará as contribuições das mulheres na cadeia do algodão

O Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, por meio do projeto +Algodão, apoia esta iniciativa na América Latina e no Caribe.

Santiago do Chile, 5 de setembro de 2023 – As mulheres desempenham diversas funções na cadeia de valor do algodão na região da América Latina e Caribe. Para mensurar suas contribuições, os desafios e oportunidades para esse setor produtivo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) apoiam a implementação da Pesquisa Global Mulheres no Setor Algodoeiro - Região das Américas. 

Esta iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o projeto +Algodão do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, o Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC) e o “Comitê Mulheres no Algodão” da Associação Internacional do Algodão. Visa contribuir a meta 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que se concentra especificamente em alcançar a igualdade de gênero e em capacitar todas as mulheres e meninas. 

As mulheres que trabalham na cadeia do algodão em toda a região poderão responder à pesquisa até o dia 20 de setembro, de forma anônima, em espanhol, português ou inglês. Podem participar agricultoras, artesãs, técnicas; trabalhadoras de empresas algodoeiras, de associações, armazéns e logística, descaroçadoras, comerciantes, trabalhadoras de fábricas têxteis e de vestuário, de marcas e instituições públicas, entre outros. 

Organizado em sete seções, o questionário da pesquisa abrange temas essenciais como a informação geral (território, rendimento, nível de escolaridade, entre outros), a acessibilidade digital às tecnologias de informação e comunicação (TIC), a participação das mulheres na cadeia de valor do algodão, o desenvolvimento de capacidades, a associatividade e o acesso a financiamento, igualdade e empoderamento das mulheres no sector do algodão, bem como a abordagem de gênero nas instituições algodoeiras. 

O projeto +Algodão é uma iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral desenvolvida desde 2013 para fortalecer o setor algodoeiro. É executado em parceria com os governos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru, com o objetivo de promover sistemas de produção sustentáveis ​​e inclusivos, desde uma perspectiva integral da cadeia de valor do algodão para a promoção do desenvolvimento rural através de a promoção do valor acrescentado, o comércio justo e a promoção do sistema agro-têxtil. 

Um dos eixos transversais do projeto é o papel importante que desempenham as mulheres rurais algodoeiras, que exercem múltiplas funções não somente no cultivo do algodão ou na pecuária, mas também na transformação, por meio da atividade de artesanato e comercialização, bem como na segurança alimentar das suas famílias, com as culturas alimentares consorciadas.