Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO
©FAO/David Suárez

+Algodão

O algodão é uma das 20 commodities mais importantes do mercado mundial em termos de valor. Estima-se que cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvam atividades económicas relacionadas com esta cultura.

Na América Latina, o algodão remonta a milhares de anos e é uma das culturas agrícolas mais importantes do mundo e envolve a agricultura familiar como ator fundamental no desenvolvimento sustentável, baseado na produção baseada em sistemas agroalimentares diversificados. Para estas famílias de agricultores, o algodão assume posição central na geração de renda, desempenhando um papel importante na promoção de melhores condições de vida para os agricultores familiares. As culturas alimentares associadas ao algodão contribuem para a segurança alimentar e nutricional e para o combate à fome e à pobreza.

A temporada de algodão 2022/2023 apresentou preços com redução significativa de preços de 38%, resultado de altas expectativas de inflação e riscos no mercado financeiro global (ICE,2023). Existem 32,6 milhões de hectares de algodão no mundo, dos quais 2,1 milhões estavam na América Latina e no Caribe, entregando mais de 3 milhões de toneladas de fibra de algodão, o equivalente a 12% do algodão produzido no planeta (ICAC, 2023).  Quase 80% desta produção latino-americana corresponde à categoria de algodão sustentável (BCI, 2023).

Projeto +Algodão

Para promover o desenvolvimento sustentável da cadeia do algodão na região, o Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e sete parceiros países - Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru - uniram forças para implementar o projeto +Algodão. Iniciado em 2013, este projeto realizado no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, inovou na sua gestão compartilhada entre parceiros para a definição de atividades em nível regional e em cada país associado e, após 10 anos de sua execução e “colher” conquistas e resultados importantes.

Até o momento esta iniciativa trilateral de cooperação Sul-Sul já investiu mais de 12 milhões de dólares em ações regionais e nos países com recursos financeiros do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e recursos técnicos e humanos das instituições parceiras brasileiras e dos países.

Através do projeto +Algodão são geradas oportunidades de troca de conhecimentos e experiências, acesso aos mercados, promoção de inovações tecnológicas e gestão agrícola, na perspectiva dos sistemas agroalimentares, onde sistemas de produção diversificados contribuem para a segurança alimentar e nutricional.

Segundo informações obtidas pelo projeto +Algodão, em 2019 foram contabilizados 131.500 produtores de algodão na região, dos quais 77% são agricultores familiares.

Mais algodão, mais sustentabilidade

Mais algodão, mais sustentabilidade

O projeto +Algodão promove sistemas de produção sustentáveis ​​e inclusivos, a partir de uma visão abrangente da cadeia de valor do algodão para promover o desenvolvimento rural, promovendo a adição de valor, o comércio justo e promovendo o sistema agrotêxtil. 

Através das suas ações, o projeto procura contribuir para a segurança alimentar; a erradicação da pobreza rural e da fome, a promoção da igualdade de género e da autonomia das mulheres agricultoras; trabalho decente; o reconhecimento dos povos indígenas e sua relação com o algodão nativo; e o crescimento econômico, produção e consumo responsáveis, metas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Juntos somos mais algodão

Esta iniciativa de cooperação mobiliza uma rede regional de mais de 100 instituições dos setores público e privado, que unem forças para tornar a cadeia de valor do algodão mais competitiva e posicionar-se como um setor chave na região, tendo a agricultura familiar como protagonista. 

Representantes de governos, extensionistas, investigadores, académicos e representantes de sindicatos de agricultores e do sector têxtil: todos trabalham em conjunto para promover não só a produção de algodão, mas também fortalecer o conhecimento, promover inovações tecnológicas, promover boas práticas para a sustentabilidade do algodão e apoiar na a ampliação de espaços para comercialização de fibras e produtos transformados, como o artesanato, entre outros coprodutos do sistema produtivo da agricultura familiar. 

Em 2020, representantes de governos, pesquisa, extensão rural, sindicatos de agricultores, academia, entre outros, reuniram-se virtualmente para o primeiro diálogo inaugural do Fórum Regional do Algodão dos Países Parceiros da Cooperação Sul-Sul Trilateral +Algodão. Os participantes reconheceram a relevância da criação desta rede institucional para trocar experiências, oportunidades e discutir soluções para os desafios enfrentados pela cadeia.

O projeto +Algodão também desenvolve ações para a geração de conhecimento como análises e estudos de boas práticas, sistematizações sobre temas como: 

No âmbito do projeto +Algodão também são promovidas visitas de campo; ações para fortalecer a assistência técnica e a extensão rural; entrega de insumos como sementes; instalação de parcelas demonstrativas para fins de pesquisa, validação e educacionais; e geração de novas tecnologias adaptadas à cotonicultura familiar, como maquinários, entre outras ações que envolvem atores-chave do Brasil e de países parceiros. 

Além dos treinamentos presenciais, o projeto +Algodão também promove eventos virtuais, que foram importantes principalmente no período da pandemia da COVID-19. 

Da mesma forma, para continuar prestando assistência técnica e extensão rural e levando informações aos agricultores familiares, com o uso da comunicação, foi desenvolvido o programa de rádio Mandiyuti: levando a agricultura para todos. Divididos em 10 episódios de rádio, os temas foram desenvolvidos com base nas necessidades de campo identificadas no calendário agrícola e na demanda dos produtores. 

A inovação tecnológica desempenha um papel central nas ações do projeto +Algodão nos países parceiros. Entre os exemplos, estão o uso de drones no Equador, a colheita mecanizada no Peru, a gestão de riscos, tecnologias e mudanças climáticas, a plataforma Lazos de Assistência Técnica e Extensão Rural e capacitação no Paraguai, descaroçadores de algodão no Paraguai e no Equador, entre outros. No âmbito do projeto, a Embrapa Algodão desenvolveu um protótipo de colhedora de linha única para a agricultura familiar de algodão. A máquina foi levada ao Paraguai, em 2022, para testes de campo e demonstrações. 

Mulheres algodoeiras 

As mulheres rurais algodoeiras e o papel que desempenham na cadeia é um dos eixos estratégicos transversais do projeto, tendo em conta as múltiplas contribuições que estas mulheres oferecem não só no cultivo do algodão ou na pecuária, mas também na transformação, através do artesanato e atividades de comercialização, bem como a segurança alimentar das suas famílias, com culturas alimentares consorciadas. Nesse sentido, o projeto promove o fortalecimento das capacidades dessas mulheres por meio de cursos, participação em feiras, troca de experiências e saberes ancestrais, eventos virtuais, entre outros. 

Em 2022, foi lançada a Rede Latino-Americana de Mulheres Algodoeiras com o objetivo de unir esforços entre as mulheres rurais dos países parceiros do projeto +Algodão para avançar uma agenda de trabalho conjunta que contribua para o empoderamento das mulheres que atuam no setor algodoeiro, contribuindo para fortalecer os seus meios de subsistência e o seu papel em toda a cadeia de valor do algodão. Em 2023, o projeto está apoiando a implementação da Pesquisa Global das Mulheres do Setor Algodoeiro - Região das Américas, que busca medir as contribuições das mulheres na cadeia do algodão, os desafios e oportunidades para este setor produtivo. 

O projeto +Algodão também desenvolve ações com foco em outros eixos transversais importantes como os povos indígenas. Através do projeto, por exemplo, foi apoiada a comunidade Arhuaca, da Serra Nevada, na Colômbia, que tem importância cultural e ancestral no algodão onde o conhecimento do plantio e da fiação é transmitido entre gerações. 

A juventude rural desempenha um papel crucial na cadeia de valor do algodão, uma vez que a sua participação ativa e empenhada é essencial para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento deste importante sector. O projeto +Algodão promove iniciativas para que os jovens continuem a acreditar no campo, no potencial que o meio rural tem para a economia local e para contribuir para a continuidade da produção de algodão nos seus países e para o fortalecimento da cadeia, com vista para um futuro com mais oportunidades

Mercados e cadeias de valor

Para ampliar as oportunidades de comercialização para os produtores de algodão, o projeto +Algodão desenvolveu diversas ações regionais e nacionais para promover os produtos e coprodutos do “sistema agrotêxtil”, com base em experiências de campo e comerciais. O objetivo é conectar esses agricultores a mercados sustentáveis, resgatando o valor intrínseco da agricultura familiar e possibilitando a geração de renda. As ações buscam: gerenciar a oferta do sistema algodoeiro para fortalecer as cadeias de valor nos países parceiros do +Algodão, motivando e incentivando a participação do setor privado para a articulação de clusters produtivos.

No que diz respeito ao mercado, o projeto apoiou o primeiro piloto de blockchain da América Latina, envolvendo a cooperativa de agricultores familiares COSTACH, de Piura, no Peru, e a empresa Creditext.

Ações em desenvolvimento: 

Tática de choque: traçar perfis de empresas para venda 

• Oportunidades comerciais para fibras e sementes

• Complementaridade de fibras para fiação e tecelagem na região.

Tática de Design: Identifique o Segmento de Clientes e o Modelo de Negócios

• Workshop de design de produtos artesanais latino-americanos

• Nichos para algodão colorido, certificado e sustentável da agricultura familiar

• Extratos de algodão nativo para cosméticos e oleoquímica

 

Caixa de ferramentas "Mercados sustentáveis":

• Gestão de políticas de preços, inclusão financeira e gestão de riscos para pequenos produtores.

• Formulação de projetos de reativação econômica (Priorizando a associatividade).

• Fortalecimento das exportações de fibras da América Latina com Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS).

• Conectividade com propósito e rodadas de negócios (ALADI, ICAC, Microsoft e agências de promoção).

Eixos conceituais do projeto +Algodão

Tecnologias sustentáveis: Promoção do cultivo sustentável e integrado a partir do fortalecimento das capacidades dos técnicos, instituições, produtores e produtoras. O objetivo é promover sistemas de produção rentáveis, com menor impacto ambiental e uso racional de solo, água e fertilizantes, recuperando a biodiversidade.

Alianças estratégicas: Criação de espaços de diálogo para parcerias públicas e / ou público-privadas, integrando várias instituições na construção de políticas, programas e ações em benefício da agricultura familiar e do cultivo do algodão para recuperar a competitividade do setor e o desenvolvimento sustentável dos territórios.

Inovação social: Promoção da competitividade do setor e criação de capacidades em mulheres, homens e jovens, por meio de ferramentas de informação, gestão de recursos e fortalecimento de modelos organizacionais. Tem como foco a promoção de sistemas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) melhorados, mais inclusivos e integrais e modelos associativos entre os países parceiros.

Mercados inclusivos: Promover o desenvolvimento de mercados que contribuam para o aumento de empregos e renda de qualidade na cadeia de valor do algodão, melhorando a segurança alimentar das famílias. Trabalha-se para reposicionar o algodão de forma diferenciada e com valor agregado nos mercados local, regional e internacional, por meio de boas práticas de produção e comercialização, certificações de sustentabilidade, entre outros.

Principais ações desenvolvidas nos países parceiros

Participantes do projeto 

  • Governos nacionais e governos locais;
  • Agricultores/as;
  • Pesquisadores/as e técnicos/as de extensão;
  • Juventude rural;
  • Povos originários
  • Associações e cooperativas;
  • Universidades, escolas agrícolas e centros de pesquisa;
  • Parceiros nos países e do Brasil.

Instituições Cooperantes Brasileiras:

  • Associação Brasileira de Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER)
  • Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA)
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
  • Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB)
  • Diaconia

Resultados esperados

As instituições públicas dos países parceiros dotadas de novas capacidades e os níveis de coordenação fortalecidos e ampliados (público e público/privado) para apoiar o desenvolvimento e organização geral da cadeia do algodão, com ênfase nos sistemas de produção de algodão das famílias produtoras, trabalhando para alcançar o impacto de "Contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor algodoeiro nos países parceiros".

Princípios orientadores da Cooperação Sul-Sul Trilateral

  • Igualdade entre os parceiros;
  • Benefício mútuo;
  • Não-interferência dos países cooperantes nos assuntos de outros Estados;
  • Voluntariedade e resposta às prioridades dos países em desenvolvimento.

Lazos

Com foco na inovação social e na tecnologia sustentável, o projeto +Algodão promoveu a implementação da Iniciativa Lazos, criada para promover a inclusão digital, a criação de comunidades virtuais para troca de conhecimento, boas práticas e informações chave para a gestão do conhecimento focada sobre a população rural.

Seu principal objetivo é conectar todo o setor algodoeiro latino-americano - cooperativas e organizações sindicais, artesãos, pesquisadores, instituições públicas, projetos/atividades voltadas ao desenvolvimento do setor, indústria têxtil e empresas privadas ligadas ao algodão - para promover o diálogo e a troca de informações, boas práticas e experiências que permitam o desenvolvimento da cadeia do algodão na região.

Dia Mundial do Algodão

Em novembro de 2019, foi realizado em Genebra, na Suíça, o lançamento oficial do Dia Mundial do Algodão, data criada para celebrar as inúmeras vantagens do algodão, desde suas qualidades como fibra natural até os benefícios que as pessoas obtêm com sua produção, processamento, comércio e consumo. Em agosto de 2021, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 7 de outubro como o Dia Mundial do Algodão. 

Ano após ano, desde o seu lançamento, o projeto + Algodão tem promovido eventos, campanhas nas redes sociais e outros materiais de comunicação com o objetivo de comemorar a data e aproveitar a oportunidade para posicionar a cadeia latino-americana do algodão e compartilhar conhecimentos, trocar experiências e boas práticas com o objetivo de reforçar a importância desta cadeia de valor e contribuir para o seu posicionamento na região. 

As ações do projeto +Algodão também foram reconhecidas no site da ONU por ocasião do Dia Mundial do Algodão, onde são destacados diversos materiais produzidos pelo projeto, como vídeos e publicações, uma conquista importante em termos de visibilidade para a cooperação Sul-Sul entre a FAO e o governo do Brasil neste tema.

Comunicação

O projeto + Algodão conta com diversos materiais de comunicação digital e impressos (distribuídos em eventos e encontros regionais), registros fotográficos, notícias e divulgação na rede social Twitter.

Nos recursos audiovisuais, neste link aqui, é possível acessar a lista de vídeos produzidos no âmbito do projeto.