Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Antecedentes

Com foco em inovação social e tecnologia sustentável, o +Algodão trabalhou com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para implementar o Lazos, uma iniciativa criada para promover a inclusão digital, a criação de comunidades virtuais para intercâmbio de conhecimentos, boas práticas e informações para a gestão do conhecimento com foco na população rural. 

 

Base estratégica da Iniciativa Lazos

Lazos foi criada com base nos conceitos de Comunicação para o Desenvolvimento (CpD) - as ações de CpD nas zonas rurais da América Latina podem aproximar os problemas sociais de suas soluções, pois proporcionam espaços e habilidades para que as experiências deixem de ser individuais, locais e se tornem sociais. Os projetos de CpD trabalham para promover a conquista do protagonismo de grupos periféricos no sentido de construir/ampliar seus arranjos coletivos, o que pode otimizar sua presença indireta nos espaços de planejamento de políticas públicas. A comunicação para o desenvolvimento é promissora quando articula espaços para que as populações periféricas se expressem, compartilhem e enriqueçam seus conhecimentos e ganhem autonomia para atuar em prol de suas demandas e prioridades.

A iniciativa Lazos foi promovida no âmbito do projeto +Algodão com o objetivo de ser uma ferramenta que possa apoiar a gestão de projetos institucionais e promover o desenvolvimento rural das populações periféricas da América Latina que cultivam algodão. 

 

Breve descrição da Iniciativa Lazos

A Iniciativa Lazos inclui:

A) Um aplicativo (link), criado na forma de uma rede social para unir todo o setor algodoeiro da América Latina, que oferece a oportunidade de criação de redes temáticas em torno do algodão sustentável;

B) Uma plataforma digital, que serve como espaço de armazenamento e análise dos dados obtidos durante o uso do aplicativo;

C) Ações de educação digital, através de atividades que promovem o aprendizado para a comunicação digital.

Conecte-se Rural: Lazos e uma cadeia algodoeira latino-americana

Atualmente, o aplicativo Lazos está despontando como a rede social para conectar todo o setor algodoeiro latino-americano. Para isso, disponibiliza espaços para a formação de comunidades de discussão, em um ambiente seguro de participação e troca estimulado pela ideia de reciprocidade e aprendizado em ambientes digitais.

As comunidades Lazos são espaços destinados a discutir problemas, compartilhar necessidades e conteúdos, promover o planejamento de ações, estabelecer conexões duradouras e um maior senso de comunidade dentro do setor.

Missão:

Usar o poder da Comunicação para apoiar o setor rural da América Latina que resiste em manter viva a cultura e o cultivo do algodão. Uma planta que nos fala sobre a identidade e a história da humanidade. 

Objetivos: 

  • Conectar todo o setor algodoeiro latino-americano - cooperativas e organizações sindicais, artesãos, pesquisadores, instituições públicas, projetos/atividades voltados ao desenvolvimento do setor, a indústria têxtil e as empresas privadas ligadas ao algodão - para que, por meio de um espaço seguro de diálogo, podem trocar informações, crescer e se desenvolver juntos.
  • Formar comunidades de trabalho/intercâmbio no aplicativo. 

 

Desafios: 

  • Reduzir o isolamento do setor algodoeiro latino-americano e promover um espaço de intercâmbio de informações, crescimento e desenvolvimento.
  • Apoiar a sustentabilidade dos projetos voltados ao desenvolvimento da cadeia do algodão latino-americana para que, após a conclusão dos projetos, haja continuidade das ações.

 

Benefícios

Para as instituições: 

  • Apoio à sustentabilidade de projetos voltados ao setor algodoeiro latino-americano.
  • Oportunidade de se conectar com o setor de algodão da América Latina.
  • Identificação, mapeamento e análise de interações por meio de métricas.
  • Conexão com as mais de 100 instituições parceiras do projeto +Cotton.
  • Divulgar o trabalho realizado no setor algodoeiro pelos sete países membros do Projeto +Algodão.

 

Aos agricultores e cotonicultores: 

  • Faça parte de comunidades temáticas.
  • Faça perguntas, compartilhe experiências, ideias e conhecimentos.
  • Conecte-se a instituições parceiras do projeto +Cotton e da Iniciativa Lazos.

 

Diferenciais: 

  1. Grande potencial para unir todo o setor algodoeiro da América Latina através das redes do projeto +Cotton (ABC, FAO e países parceiros).
  2. Todo o conteúdo publicado é armazenado na nuvem, no servidor, não nos telefones dos usuários.
  3. Disponibilidade de uma equipe de TI para fazer ajustes no aplicativo, conforme solicitação dos projetos que aderem à Iniciativa.
  4. Equipe disponível para realizar e compartilhar métricas de uso/interação.
  5. Equipe disponível para realizar ações de alfabetização digital com projetos que aderem à Iniciativa.
  6. As comunidades não têm limite de usuários.
  7. Equipe de gestão da Lazos atenta às interações e cumprimento das políticas de privacidade e termos de uso.
  8. Possibilidade de conexão com toda a América Latina (universidades, empresas, associações, instituições, agricultores).
  9. Disponível para pilotos - testes com instituições e projetos associados.

 

O aplicativo oferece

  1. Uma metodologia orientada para a extensão rural, que tem potencial de escalabilidade para a melhoria de diferentes territórios rurais e cadeias agrícolas de países da região da América Latina e Caribe.
  2. Feed de notícias para a publicação de informações, novidades e notícias relacionadas ao setor algodoeiro e ao setor rural.
  3. Comunidades temáticas para troca de informações e para auxiliar na gestão de projetos.
  4. Oportunidade de compartilhar fotos, vídeos, documentos.
  5. Acesso à resolução de problemas técnicos e escopo de soluções de forma ágil.
  6. Novos conteúdos para o desenvolvimento social e econômico das famílias agricultoras.

Passo a passo para se conectar a Lazos

Como funciona  

  • O usuário baixa Lazos pela Play Store (link aqui). Registra-se e gera uma senha.
  • O usuário tem livre acesso para postar conteúdo na linha do tempo do aplicativo e nas comunidades de discussão.
  • É possível interagir através de comentários às publicações de outros usuários.

 

Como publicar 

 

  • Na tela principal do aplicativo, o usuário encontra o botão 'lápis'.
  • Ao selecionar o botão 'lápis', o usuário cria sua publicação e escolhe onde quer publicá-la (na linha do tempo ou em uma comunidade de discussão).

 

Como acessar comunidades 

 

  • Na tela principal do aplicativo, o usuário encontra o botão 'lupa'.
  • Ao selecionar o botão 'lupa', o usuário tem acesso a todas as comunidades existentes no aplicativo e pode solicitar acesso às de seu interesse.

  

Comunidades de LAZOS App

As comunidades temáticas podem ser públicas, ou seja, com seu conteúdo aberto e disponível para todos os usuários do aplicativo, ou privadas, para que seu conteúdo seja acessível apenas para quem possui autorização. Através das comunidades, Lazos tem potencial para ser uma ferramenta de apoio à gestão de projetos institucionais.      

 

Baixar LAZOS App

O aplicativo pode ser baixado na Play Store, através da loja da FAO (é gratuito). Acesse aqui.

Como uma instituição ou projeto pode se associar à Lazos e participar da Iniciativa?

A recepção de novas instituições e projetos para participação na Iniciativa L está aberta. Para um projeto ou instituição aderirem à Iniciativa Lazos, podendo criar suas comunidades no aplicativo, é necessário:

A) Estar disposto a promover o desenvolvimento da cadeia algodoeira latino-americana;

B) Organizar uma reunião com a equipe de Lazos para apresentar a intenção e saber mais sobre a Iniciativa;

C) Completar o formulário de participação. No formulário, os projetos/instituições devem preencher: o objetivo do projeto desenvolvido; os países envolvidos; o número de pessoas envolvidas no projeto; informações gerais sobre as ações desenvolvidas pelo projeto; expectativa de aproximação com a Iniciativa Lazos; com quais setores de algodão há interesse em se conectar.

D) Criar um plano de trabalho conjunto com a Iniciativa Lazos e o projeto +Algodão.

Projeto Piloto

Com apoio da Direção de Educação Agrária do Ministério da Agricultura e Pecuária (DEA/MAG) do Paraguai, nesta primeira etapa, LazosApp está disponível aos estudantes e docentes das Escolas Agrícolas de Villarrica, Caazapá e Minga Guazú, no Paraguai. Esta inovação, impulsionada pelo projeto +Algodão e a UFSM, chegou a mais de 100 jovens rurais das três escolas que têm acesso à ferramenta. Em 2020, foi utilizado para dar continuidade aos processos de aprendizagem, tendo em conta a situação pandêmica devido à COVID-19.

Neste contexto, LazosApp se apresenta como um recurso didático com potencial para docentes e estudantes se apropriarem de novas formas de circulação da informação.

Atualmente, em 2021, a ferramenta está em fase de incorporação no Programa de Estudo do Bacharelado Técnico Agropecuário e Agro mecânico das escolas agrícolas, com as quais se trabalhará a partir das comunidades de aprendizagem virtual.

Notas de imprensa sobre LazosApp