Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Lazos e a cadeia latino-americana do algodão

Lazos é uma iniciativa digital do projeto +Algodão e do setor algodoeiro latino-americano criada para promover espaços de diálogo em torno do algodão, com foco na conexão entre atores e instituições algodoeiras, no intercâmbio de boas práticas, na transferência de experiências, na promoção da geração de conhecimento e na visibilidade do trabalho rural. Lazos é uma rede social sobre tudo o que inclui algodão sustentável na América Latina. 

Baseia-se na abordagem da Comunicação para o Desenvolvimento e busca melhorar a qualidade de vida das populações algodoeiras, proporcionando espaços e habilidadesas para que as experiências deixem de ser individuais, locais e passem a ser sociais. 

O aplicativo Lazos está disponível para sistemas Android e iOS. 

Número de usuários: +600

Países participantes: Brasil, Argentina, Paraguai, Equador, Colômbia, Bolívia, Peru.

Experiência inspiradora

Em 2023, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma publicação que reúne 18 experiências inspiradoras para divulgar histórias de sucesso e boas práticas na região rumo à transformação dos sistemas agroalimentares. Entre elas, a iniciativa Lazos foi uma das experiências destacadas. Veja a publicação completa aqui. 

Breve descrição

Atualmente, o aplicativo Lazos se posiciona como a rede social para conectar todo o setor algodoeiro da América Latina. Para tanto, disponibiliza espaços para a formação de comunidades de discussão, num ambiente seguro de participação e trocas estimulado pela ideia de reciprocidade e aprendizagem em ambientes digitais. 

Lazos é uma rede criada para fomentar um maior senso de coletividade entre o setor, para se compartilhar necessidades, ações, conteúdos e estabelecer conexões duradouras. 

Missão: Usar a potência da Comunicação para apoiar o setor rural da América Latina que resiste em manter viva a cultura e o cultivo do algodão. Uma planta que nos conta sobre a identidade e a história da humanidade. 

Objetivos:  

  • Conectar todo o setor algodoeiro latino-americano – cooperativas, associações, organizações sindicais, artesãs e artesãos, pesquisadoras e pesquisadores, agricultores e agricultoras, instituições públicas, projetos/atividades voltadas ao desenvolvimento do setor, indústria têxtil e empresas privadas ligadas ao algodão – para que possam trocar informações, crescer e se desenvolver juntos.
  • Formar comunidades de trabalho/intercâmbio no aplicativo. 

#ConectaRural – Exemplos de conteúdo compartilhado:

  • Felipe Guimarães (Embrapa Algodão): “O bicudo é um inseto que se reproduz muito rápido. Uma fêmea põe em média 200 ovos por postura sendo que a ela pode fazer até 6 posturas. Esses demoram cerca de 15 dias para virarem adultos e voltarem a infestar a área. Neste sentido, precisamos de muita atenção para realizar as práticas de controle na época certa. 
  • María del Carmen Gauto (Escuela de Salvaguarda del Auténtico Ao po’i, Paraguay):Registros do turismo de experiências entorno do artesanato do Ao po'i (tecido fino). Yataity Guaíra/Paraguai.” 
  • Rozana Soares (Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil): Olha que encanto a Dona Maria da Conceição de Souza Barbosa, 83 anos, fiando e cantando. É assim o ofício dessas artesãs que amam a tecelagem e dão continuidade a essa arte tradicional de Berilo. Comunidade Quilombola Roça Grande. Desde o século XVIII a região de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, Minas, é conhecida pela singularidade de sua tecelagem, ao longo de gerações. Você sabia que em Berilo tem o turismo de Base comunitária? Você pode fazer a Rota dos Quilombos e viver uma experiência incrível! Siga @tecelagemderocagrande no Instagram.”
  • Rafael Henrique (Ingá, Paraíba, Brasil):Plantio de gergelim é essencial para combater formigas cortadeiras, junto com o plantio de algodão.” 
  • Manfreed Camilo (FAO Colombia): “Na bela Cereté, Córdoba, damos passos firmes em direção à sustentabilidade na moda. A cooperação entre os setores público e privado, juntamente com a tecnologia Blockchain, está transformando a nossa cadeia de valor do algodão. Hoje iniciamos a reunião do piloto de rastreabilidade e transparência com a implementação da tecnologia Blockchain na Colômbia. O piloto começa com 6 agricultores familiares que optaram pelo algodão sustentável com rastreabilidade e transparência para a indústria têxtil colombiana.” 
  • Antonio Melo (Ingá, Paraíba, Brasil):Este é o nosso pesticida orgânico que usamos para produzir algodão, milho, feijão e feijão. Aqui cuidamos do nosso meio ambiente e do bem-estar da nossa saúde.” 
  • Adriana Gregolin (+Algodón):O valor de venda do algodão colorido é maior e varia de acordo com a empresa que o compra. Pode variar de 3 a 4 vezes o valor pago ao branco”. 
  • Monica Loor (Asociacion de Mujeres Comunitarias del Canton Tosagua. Manabi, Ecuador):Somos Agricultura Familiar, campesina. Para sustentar com autonomía a soberania alimentar”. 
  • Jefferson Moraes (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, EMPAER):Palestra do Sr. Biu, Diretor da Cooperativa de Produtores Familiares de Algodão Orgânico de Ingá, Paraíba, no evento ONDM - O Negócio da Moda em Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco, Brasil.

Base estratégica de Lazos

A iniciativa Lazos foi criada com base nos conceitos de Comunicação para o Desenvolvimento (CpD). As ações de CpD nas áreas rurais da América Latina podem aproximar os problemas sociais de suas soluções, porque proporcionam espaços e habilidades para que as experiências deixem de ser individuais, locais e passem a ser sociais. 

Os projetos da CpD trabalham para promover a conquista do protagonismo de grupos periféricos no sentido de construir/ampliar seus arranjos coletivos, o que pode otimizar sua presença indireta nos espaços de planejamento de políticas públicas. A comunicação para o desenvolvimento tem sucesso quando articula espaços para que as populações  se expressem, compartilhem e enriqueçam seus conhecimentos e ganhem autonomia para agir em favor de suas demandas e prioridades.

Lazos foi promovida pelo projeto +Algodão com o objetivo de ser uma iniciativa que possa apoiar a gestão de projetos institucionais e promover o desenvolvimento rural das populações periféricas da América Latina.

Lazos inclui:  

  • Um aplicativo (disponível para Android e disponível para Iphone): rede social que conecta o setor algodoeiro – produtores, organizações rurais, instituições, empresas, academia, estabelecimentos escolares, entre outros. No App são compartilhadas notícias, eventos, etc., e possui comunidades virtuais organizadas em torno de temas específicos (algodão agroecológico, segurança alimentar, certificação do algodão, mercados, sementes, etc.).
  • Uma plataforma: codifica e armazena o conteúdo do aplicativo. Permite mapear questões críticas, gerando alertas sobre as dimensões para trabalhar com maior ênfase.
  • Ações de formação para a inclusão digital: centram-se na alfabetização digital, tendo em conta que a falta de educação digital tem consequências negativas no bem-estar, na resiliência e nas oportunidades econômicas (jogos, capacitações, etc.).

 

Desafios: 

  1. Reduzir o isolamento do setor algodoeiro latino-americano e promover um espaço de troca de informações, crescimento e desenvolvimento.
  2. Apoiar a sustentabilidade de projetos que visem ao desenvolvimento da cadeia latino-americana do algodão para que, após o término dos projetos, haja continuidade das ações e das conexões entre atores e instituições.

 

Benefícios

Às instituições: 

  • Apoio à sustentabilidade de projetos voltados ao setor algodoeiro latino-americano.
  • Oportunidade de conexão com o setor algodoeiro latino-americano (7 países).
  • Identificação, mapeamento e análise de interações através de métricas.
  • Conexão com as mais de 100 instituições parceiras do projeto +Algodão.
  • Divulgar o trabalho realizado no sector algodoeiro pelos sete países parceiros do Projecto +Algodão.

 Às agricultoras e aos agricultores algodoeiros:  

  • Visibilidade ao trabalho realizado no campo.
  • Fazer parte de comunidades temáticas.
  • Tirar dúvidas, compartilhar experiências, ideias e conhecimentos.
  • Conectar-se a instituições parceiras do projeto +Algodão e da Iniciativa Lazos.

 

Diferenciais:  

  • Potencial para unir todo o setor algodoeiro da América Latina através das redes vinculadas ao projeto +Algodão (ABC, FAO e países parceiros).
  • Todo o conteúdo publicado é armazenado na nuvem, no servidor, e não nos telefones dos usuários.
  • Disponibilidade de uma equipe de TI para realizar ajustes no aplicativo, conforme solicitado pelos projetos que aderem à Iniciativa.
  • Equipe disponível para realizar e compartilhar métricas de uso/interação.
  • Equipe disponível para a realização de ações de alfabetização digital com projetos que se somam à Iniciativa Lazos.
  • As comunidades não têm limite de usuários.
  • Equipe de gestão da Lazos atenta às interações e ao cumprimento das políticas de privacidade e aos termos de uso.
  • Possibilidade de conexão com toda a América Latina (universidades, empresas, associações, instituições, agricultores).
  • Disponível para pilotos - testes com instituições e projetos associados.

  

O aplicativo oferece: 

  • Uma metodologia voltada para a extensão rural, que tem potencial de escalabilidade para melhora dos diferentes territórios rurais e cadeias agrícolas de países da região da América Latina e Caribe.
  • Feed de notícias para publicação de informações, notícias e novidades relacionadas ao setor algodoeiro e ao setor rural.
  • Comunidades temáticas para a troca de informações e apoio à gestão de projetos.
  • Oportunidade de compartilhar fotos, vídeos, documentos.
  • Acesso à resolução de questões técnicas e a  soluções de forma ágil.
  • Novos conteúdos para o desenvolvimento social e económico das famílias agricultoras. 

Passo a passo para se conectar a Lazos

Como funciona:   

  • O usuário baixa o Lazos na Play Store ou na Apple Store. Se cadastra e gera uma senha.
  • O usuário tem acesso gratuito para publicar conteúdo na timeline do aplicativo e em comunidades de discussão.
  • É possível interagir através de comentários nas publicações de outros usuários.

Como publicar:   

  • É possível publicar diretamente na primeira tela de acesso ao aplicativo, na caixa de texto criada para esse propósito.
  • Ademais, na tela principal do aplicativo o usuário encontra o botão 'lápis'. Ao selecionar o botão ‘lápis’, o usuário cria sua postagem e escolhe onde deseja publicá-la (na linha do tempo ou em uma comunidade de discussão).

 Como acessar as comunidades:  

  1. Na tela principal do aplicativo o usuário encontra o botão 'lupa'.
  2. Ao selecionar o botão ‘lupa’, o usuário tem acesso a todas as comunidades existentes no aplicativo e pode solicitar acesso às de seu interesse.

 

Comunidades de Lazos App

As comunidades temáticas podem ser públicas, ou seja, com seu conteúdo aberto e disponível a todos os usuários do aplicativo, ou privadas, de modo que seu conteúdo seja acessível apenas para pessoas que possuem autorização. Lazos tem potencial para ser uma ferramenta de apoio à gestão de projetos de instituições. 

 

Baixar Lazos App

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente: 

  • Play Store para telefones Android, através da loja FAO. Faça o download aqui.
  • Apple Store para telefones iOS, através da loja FAO. Faça o download aqui.

Como aderir a Lazos e participar da iniciativa?

A iniciativa Lazos está aberta a recepção de novas instituições e projetos que queiram participar. Para que um projeto ou instituição queira se somar à Iniciativa e começar a compartihar conteúdos, é só baixar o aplicativo e participar. Para a criação de comunidade sobre projeto específico ou desenvolvimento de ações de educação digital, é possível contatar: [email protected] ou [email protected] 

Fases de implementação de Lazos

A iniciativa Lazos começou em 2019, foi desenvolvida em três fases e está atualmente na terceira fase:

• Desenvolvimento do aplicativo e da plataforma com apoio da Universidade Federal de Santa María (UFSM);

• Implementação de Pilotos no Paraguai e Equador;

• Escalamento como a rede social do setor algodoeiro a nível regional.