Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Um caso de sucesso: empreendedorismo feminino no campo

Por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a agricultora familiar Letícia Weigert conseguiu fazer seu primeiro financiamento, em 2009. “Com um investimento de aproximadamente R$ 40 mil, ampliamos a nossa unidade agroindustrial”, conta ela, que recentemente passou a trabalhar com o cultivo suspenso de morangos. A agricultora conta que recorreu ao Pronaf também em 2014 e 2015. “Com dinheiro em caixa, aplicamos o valor na construção de estufas”, acrescenta.

Outra política pública acessada pela empreendedora é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio do qual ela vende parte do que é produzido quatro escolas da região. Letícia explica a relevância de poder vender seus produtos para o consumo dos alunos. “Esse incentivo do Pnae é muito importante para o meu negócio. E, na outra ponta, as crianças das escolas municipais estão comendo um produto de qualidade e sem agrotóxico”, disse. Ela conta que atualmente cerca de 400 quilos de morangos são vendidos por ano para as instituições de ensino.

Além das escolas, os morangos são comercializados no varejo, e também em restaurantes e confeitarias. Frutas congeladas são vendidas em indústrias do estado.

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Autor: Victor Michel
:
Organización: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Año: 2016
:
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Artículo de blog
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página