Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Transição agroecológica: uma mudança possível e produtiva

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) levantou indicadores ambientais e financeiros para quem pretende fazer a transição agroecológica. A pesquisa faz parte do projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, que teve início em 2013, e é feita em conjunto com agricultores familiares e médios produtores dos quatro biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. 

“A ideia é produzir material tanto científico e de orientação, mas toda a concepção do projeto, e regras do desenho, foram feitas em áreas de produtores. Da mesma forma, a construção do conhecimento é feita com eles. Os agricultores são protagonistas neste processo, inclusive porque podem replicar esse conhecimento em associações, cooperativas, escolas e por aí vai”, explica o coordenador geral do projeto e coordenador da Embrapa Cerrados, Luciano Mattos. 

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) faz parte do Conselho de Planejamento Estratégico deste projeto da Embrapa, que será divulgado ao público até o final deste ano. “Participamos deste conselho no sentido de levar sugestões para o desenvolvimento dos projetos e, principalmente, acompanhando a socialização dos resultados obtidos para que a gente consiga também incorporar estes resultados nas políticas públicas da Secretaria para o fomento à transição agroecológica da agricultura familiar”, destaca o coordenador-geral de Agroecologia e Produção Sustentável, Marco Pavarino.

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Autor: Maria Júlia Lledó
:
Organización: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Año: 2017
:
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Artículo de blog
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página