Sugestões para sensibilização sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

O objetivo do 2014 IYFF é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança no sentido de um desenvolvimento mais igual e equilibrado. O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação a níveis nacional, regional e global para aumentar a consciência e compreensão dos desafios enfrentados pelos pequenos agricultores e ajudar a identificar maneiras eficientes para apoiar agricultores familiares.Este ano é uma oportunidade sem precedentes para que as organizações e instituições ligadas à agricultura em todo o mundo envolvam o público em um debate sobre o papel vital que os pequenos agricultores desempenham em nosso cotidiano.

Você não precisa ser de uma grande organização ou ter um grande orçamento para participar das atividades de sensibilização.  As estratégias são tão variadas quanto os públicos que você pretende alcançar e as mensagens que deseja transmitir.  As atividades podem variar desde grandes campanhas publicitárias a uma palestra em uma escola primária local ou um pôster na vitrine de uma loja.

Abaixo estão listadas algumas ideias para você começar a pensar sobre as alternativas de sensibilização adequadas para sua organização.

Atividades
  • Criação de redes
    Estruture suas listas de contatos. Crie uma base de dados de consultores com quem você já trabalhou, organizações que tenham objetivos semelhantes aos seus ou jornalistas que já escreveram sobre você e inclua todos eles em listas de correio regulares.

  • Formalização de relacionamentos
    Trabalhe com o que você já tem. Consolide relações com pessoas ou organizações com as quais você já colaborou de forma positiva, fazendo com que a relação fique mais oficial.  Inicie um programa de cooperação, trabalhem juntos em um evento anual, identifique um projeto atual com o qual você possa contribuir.

  • Estabelecimento de novas parcerias
    Entre em contato com uma organização com a qual você nunca trabalhou e procure formas de interação.  Discuta como você pode ajudá-los a alcançar suas metas e como eles podem ajudar você com as suas.

  • Divulgação da missão da organização
    Mesmo nas empresas mais conhecidas, a missão e as atividades nem sempre são claras para o público geral.  Planeje eventos que sejam uma oportunidade de explicar o trabalho de sua organização e como ele contribui para a comunidade agrícola. Publique uma newsletter que ajude as pessoas a entender o que você faz e por quê.
Público-alvo

Uma meta importante do AIAF é estimular aqueles que trabalham fora dos setores agrícolas a incorporar considerações sobre agricultura familiar e de pequenos produtores em suas próprias discussões.

  • Autoridades
    A agricultura familiar não deve ser debatida isoladamente. As relações entre a agricultura familiar e outras áreas devem ser ressaltadas. Considere a possibilidade de envolver autoridades de áreas de fora da agricultura familiar, inclusive de meio ambiente, desenvolvimento, sociologia, cultura e economia.
  • Educadores
    Observe os currículos da educação fundamental, do ensino médio e do ensino superior na sua região. Eles incorporam o estudo de agricultura, biodiversidade e agricultura sustentável? Ofereça combinar seu conhecimento técnico com a experiência deles em ensino e criar uma aula ou programa que aborde questões agrícolas.

  • Mídia
    Dedique tempo a estudar a mídia local. Como eles obtêm informações? Que formatos preferem? Qual é o tamanho de um artigo ou vídeo geralmente? Facilite o trabalho da mídia no levantamento de informações e mensagens que você quer transmitir. Não espere eles virem até você. Lance as ideias para eles quando tiver algo a comunicar.

  • Crianças/jovens
    Nada marca tanto quanto o que você aprende quando é criança.  Mesmo uma rápida exposição a um assunto pode criar uma ligação para a vida toda.  Pense onde as crianças vão e o que elas gostam de fazer. Esses são bons lugares para planejar atividades ligadas à agricultura familiar: uma fazenda da região, um parque, o zoológico.

  • Empresas
    Como a agricultura familiar e de pequenos produtores está, se não direta, pelo menos indiretamente, ligada a quase todos os aspectos da nossa vida, não é difícil estabelecer uma relação entre praticamente qualquer empresa e a agricultura familiar. As empresas estão interessadas em promover um perfil mais ecológico. Mantenha-as informados sobre questões que dizem respeito a elas. Estimule-as a integrar tópicos ligados à agricultura familiar nas ações publicitárias ou filantrópicas