Rádios comunitárias em apoio a pequenos agricultores e agricultores familiares– a FAO e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) unem forças

No contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 (AIAF), a FAO une forças com a AMARC para lançar uma campanha de conscientização dirigida às organizações de agricultores e à população rural. O principal objetivo é utilizar as rádios comunitárias como plataforma para compartilhar informações com a comunidade de agricultores e envolvê-los mais no debate sobre o papel central que a agricultura familiar desempenha no desenvolvimento econômico e social. A campanha começa após o lançamento do AIAF, em 22 de novembro, em Nova York, e continuará durante todo o ano de 2014. Ela vai consistir em uma série de programas de rádio produzidos referentes a consultas, diálogos sobre políticas e eventos organizados pela FAO e pela AMARC em diferentes regiões.

Os programas, que duram 60 minutos, estarão acessíveis para as rádios locais pelas plataformas regionais da AMARC na internet. As trilhas de áudio poderão ser facilmente transferidas por download, juntamente com documentação adicional sobre o AIAF. Para ampliar o alcance da campanha, será promovida uma série de parcerias com instituições de desenvolvimento, associações de agricultores e mídia comunitária.

As mensagens serão gravadas em inglês, espanhol e francês. As rádios serão estimuladas a produzir e transmitir nos idiomas locais, dependendo da necessidade. As principais mensagens da campanha incluem:

  1. O AIAF e a contribuição da agricultura familiar para a erradicação da fome.
  2. O papel da comunicação e da mídia comunitária na agricultura familiar e como promotores de mudança social nas áreas rurais.
  3. Resultados dos diálogos regionais sobre agricultura familiar (Europa e Ásia Central; América Latina e Caribe; África; Oriente Próximo; e Ásia e Pacífico), destacando a importância das parcerias para pôr fim à fome.

Os programas serão transmitidos pela rede da AMARC em 42 países, com uma meta de público estimada em 60 milhões de pessoas. A campanha irá continuar durante o AIAF, em estreita colaboração com os escritórios regionais da AMARC na América Latina, na Ásia e com as plataformas: Onda Rural, ComDev Asia e ComDev Africa.

Para obter mais informações, entre em contato com comdev@fao.org

 

25/11/2013