Fórum Global e Exposição de Agricultura Familiar em Budapeste, de 4 a 6 de março de 2014

No contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar, este evento oficial, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Rural da Hungria, em colaboração com a FAO, tem o objetivo de ressaltar o papel central da agricultura familiar em alcançar a segurança alimentar local e mundial, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

O Fórum irá abordar três temas principais:

• O papel das propriedades familiares na contribuição para a segurança alimentar local e mundial;
• Agricultura familiar e as três dimensões da sustentabilidade: conciliar os aspectos sociais, ambientais e econômicos;
• Os principais desafios e oportunidades para investimentos agrícolas na agricultura familiar.

Fórum Global e Exposição de Agricultura Familiar tem o objetivo de abordar essas questões de forma integrada, combinando abordagens políticas, científicas, financeiras/econômicas e governamentais. Os principais debates sobre políticas do Fórum serão conduzidos em uma sessão plenária, mesas redondas ministeriais e painéis de debate. Paralelamente, a Exposição será uma ótima oportunidade para os agricultores familiares dos países participantes apresentarem suas atividades e tornarem o potencial e os valores da agricultura familiar evidentes para as autoridades e a sociedade em geral.

Participantes

Ministros da Agricultura e/ou representantes de governos, chefes e representantes de organizações intergovernamentais regionais e globais, chefes e representantes de organizações não estatais regionais e globais de agricultores familiares (como cooperativas e organizações de produtores, o setor privado, a sociedade civil, instituições de pesquisa, universidades)  são  convidados para o evento.

O Fórum irá contribuir para os debates e o diálogo global do Ano Internacional da Agricultura Familiar sobre políticas e programas que afetam a agricultura familiar nos âmbitos regional, nacional e mundial. O evento tem o objetivo de incentivar e discutir as peças centrais e as opções de políticas para fazer da agricultura familiar uma prioridade mundial nas políticas agrícolas, ambientais e sociais em todos os níveis.

Para obter mais informações sobre o programa ou fazer sua inscrição, visite o website do Fórum Global (em inglês) ou envie um e-mail para family-farming.budapest@vm.gov.hu

01/03/2014