Alimentar o mundo, cuidar da terra: desenhando a agricultura familiar

Crianças entre 8 e 12 anos de idade na América Latina e no Caribe estão convidadas para comemorar o Ano Internacional da Agricultura Familiar participando de um concurso de desenhos.

Promovido pela FAO, o concurso é uma das várias atividades mundiais planejadas durante todo o ano de 2014 para marcar o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

As inscrições estarão abertas até 30 de novembro. Cada escola pode participar com, no máximo, 20 alunos (um desenho por criança). As escolas podem enviar as inscrições por e-mail, para rlc-agricultura-familiar@fao.org, ou por correio, para o escritório da FAO no respectivo país.

Temas

Os desenhos devem ressaltar a importância da agricultura familiar, das florestas comunitárias, da criação familiar de gado e aves e da produção pesqueira em pequena escala.

O concurso é uma oportunidade para as crianças aprenderem, com os desenhos, sobre agricultura familiar e seu impacto no combate à fome, na nutrição e na erradicação da pobreza.

As crianças também podem fazer desenhos sobre a contribuição dos pequenos agricultores para geração de empregos, crescimento econômico e uso sustentável dos recursos naturais.

Prêmios

Os vencedores receberão a visita de uma equipe especializada para um “Dia da alimentação saudável” na escola, que incluirá um café da manhã saudável para toda a escola. Esta será uma ótima oportunidade para os professores apresentarem o tópico de agricultura familiar e alimentação escolar para os alunos, com várias atividades e materiais de ensino.

O concurso é promovido em colaboração com o projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar (Programa de Cooperação Internacional Brasil - FAO)

Mais informações

Formulário de inscrição
Material para professores
Escritórios da FAO na América Latina e no Caribe

17/04/2014