“Alimentar o mundo, cuidar da terra. Agricultura familiar em imagens” – Anúncio do vencedor do concurso de fotografia

O concurso pôs em evidência a importância e a diversidade dos agricultores familiares, bem como sua contribuição para um futuro sustentável, livre da fome e da pobreza. 

Para marcar o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, a FAO, em colaboração com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias, convocou estudantes das áreas de comunicação, design gráfico, jornalismo, agricultura e outras disciplinas relacionadas para participar do concurso de fotografia “Alimentar o mundo, cuidar da terra. Agricultura familiar em imagens”.

O concurso foi encerrado em 28 de maio de 2014 e recebeu inscrições de 15 países da região da América Latina e do Caribe (RLC). De acordo com os objetivos do AIAF, as fotos inscritas concentravam-se em agricultura de pequena escala, silvicultura comunitária, criação de gado, pesca familiar ou de pequena escala e sua contribuição para a segurança alimentar, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento da terra e o uso sustentável dos recursos naturais. A representação da igualdade de gênero, dos jovens e do trabalho em equipe na agricultura familiar também foi estimulada.

Os 20 finalistas foram selecionados com base nesses temas centrais, além das qualidades visuais e comunicativas. O júri, formado por representantes da FAO-RLC, escolheu a fotografia vencedora, Paciência, de Juan José Toro Letelier, porque ela captava a complexa realidade da agricultura familiar e, sobretudo, o elemento humano, rico em experiências e histórias.

Galeria das fotos finalistas e da foto vencedora

23/07/2014