Comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Turquia

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado na Turquia no dia 16 de outubro com vários eventos em todo o país. 

A comemoração oficial foi realizada em colaboração com a Associação de Funcionários da Indústria de Alimentos e Bebidas da Turquia (TUGIS), no dia 16 de outubro, em Istambul, e contou com a ilustre participação de Mehdi Eker, Ministro da Alimentação, Pecuária e Agricultura da Turquia.

Em Ankara, estudantes foram às ruas vestindo camisas com o tema da agricultura familiar, levando cartazes com os dizeres “Alimentação para todos” e repetindo em coro “alimentar o mundo, cuidar da terra” em turco. 

Funcionários da FAO, juntamente com produtores de alimentos, autoridades ministeriais e o público em geral, caminharam da Prefeitura até o mercado de Yenimahalle. A passeata é organizada todos os anos pela equipe da FAO na Turquia, em colaboração com a Prefeitura de Yenimahalle.

Dando as boas-vindas ao público em seu discurso de abertura, Yuriko Shoji, representante da FAO na Turquia, ressaltou o vasto potencial dos agricultores familiares, se forem apoiados pelas políticas certas.

“O desafio da segurança alimentar só pode ser resolvido por uma parceria global, envolvendo setores nacionais, internacionais, públicos, privados e de voluntariado”, afirmou.

“O objetivo do Dia Mundial da Alimentação este ano é pôr a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança em prol de um desenvolvimento mais igualitário e equilibrado.”

No mercado, foram exibidos cartazes sobre agricultura familiar, incluindo alguns dos vencedores do concurso do Dia Mundial da Alimentação deste ano, lançado pela FAO, bem como desenhos de crianças sírias que participaram do concurso no contexto dos Espaços Amigos das Crianças, da UNICEF.

As equipes regionais da UNICEF e do PMA contribuíram para aumentar a conscientização sobre agricultura familiar, estimulando crianças que vivem em acampamentos na Turquia a participar do concurso de cartazes da FAO, além de prestarem informações sobre segurança alimentar e higiene.

Outro evento tradicional do Dia Mundial da Alimentação é uma corrida de cavalos dedicada a este dia especial, realizada no Jockey Club da Turquia.

Encontro com produtores locais

Em três cidades turcas, Antália, Adana e Nevsehir, foram organizados eventos do Dia Mundial da Alimentação com foco especial no reconhecimento do papel dos produtores locais e em sua contribuição vital para a segurança alimentar.

A feira de produtos locais YOREX, em Antália, reuniu representantes do setor privado, organizações da sociedade civil e produtores locais, dando a eles a oportunidade de formar parcerias e encontrar novos mercados.

Agricultura familiar do ponto de vista acadêmico

Debates acadêmicos, com a participação de importantes estudiosos e especialistas de várias províncias, também fizeram parte das comemorações na Turquia.

Um simpósio de dois dias sobre agricultura familiar foi promovido pela Faculdade de Engenharia Agrícola na Universidade de Ankara.

O simpósio resultou no lançamento de uma publicação intitulada “Simpósio Nacional sobre Agricultura Familiar”, reunindo cerca de 70 artigos acadêmicos com foco em aspectos socioeconômicos, ambientais, de gênero, sustentabilidade e expansão da agricultura familiar.

“Primeiramente, pretendemos reunir os estudos atuais feitos até agora sobre agricultura familiar, discuti-los e compartilhá-los com o público em geral”, explicou Bulent Gulcubuk, editor da publicação e professor da Universidade de Ankara. “Como resultado dos painéis e artigos apresentados no simpósio, acreditamos que poderemos contribuir para elaborar um roteiro para todos os responsáveis pelas políticas, com um estudo concreto e duradouro como este livro.”

Até o momento, nove oficinas e simpósios sobre agricultura familiar foram realizados em âmbito nacional em várias cidades da Turquia, iniciados pela equipe nacional da FAO e realizados pelo Ministério da Alimentação, Pecuária e Agricultura da Turquia.

Antes do fim do ano, graças aos resultados dessas oficinas regionais, haverá um encontro nacional, que tem o objetivo de elaborar um plano de ação para apoiar, revisar e inovar as políticas de agricultura familiar na agenda agrícola da Turquia. 

<iframe src="https://www.flickr.com/photos/faooftheun/15693618476/player/" width="489" height="318" frameborder="0" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen oallowfullscreen msallowfullscreen></iframe>

17/11/2014