Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Do clima à mesa: Explorando alianças, propostas e investimentos para a transformação dos sistemas agroalimentares urbanos

Projeto Sistemas Agroalimentares Urbanos, Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Evento Híbrido , 28/11/2025

Transmissão ao vivo
Contexto

A América Latina e o Caribe é a região mais urbanizada do mundo em desenvolvimento: mais de 82% de sua população vive em cidades. Essa concentração urbana, embora seja um motor de inovação e desenvolvimento econômico, também intensifica os efeitos da crise climática sobre os sistemas alimentares. Fenômenos extremos, como inundações, secas e ondas de calor, afetam tanto a produção quanto as cadeias de abastecimento, aumentando a volatilidade dos preços e aprofundando desigualdades no acesso a dietas saudáveis. Na região, 34 milhões de pessoas ainda enfrentam a fome e mais de 260 milhões vivem em condições de insegurança alimentar moderada ou grave (FAO, 2025), números que evidenciam a urgência de transformar os sistemas alimentares urbanos com uma abordagem resiliente e sustentável.

Os marcos políticos recentes, como o referente aos sistemas alimentares e clima lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Brasil, reforçam essa visão e reconhecem que os sistemas alimentares são simultaneamente causa e consequência das mudanças climáticas, integrando diretrizes de mitigação, adaptação e justiça climática nas políticas públicas. Em nível internacional, o Comitê de Segurança Alimentar (CSA) recomendou o fortalecimento da governança urbana e periurbana para garantir dietas saudáveis, reduzir a exposição a riscos e assegurar que as cidades tenham capacidade própria de ação.

As experiências regionais mostram que as cidades estão assumindo um papel protagonista nessa agenda. A iniciativa Cidades Verdes da FAO, com a meta de alcançar 1.000 cidades até 2030, avança na promoção de soluções baseadas na natureza, sistemas alimentares inclusivos e ambientes resilientes que melhorem a saúde e o bem-estar urbano.

As cidades da América Latina e do Caribe se configuram como laboratórios de inovação climática e alimentar, onde convergem a governança multinível, a ação cidadã e a mobilização de recursos. No entanto, a magnitude dos desafios exige a ampliação de mecanismos inovadores de investimento: orçamentos municipais verdes, títulos climáticos, modelos de blended finance e acesso a fundos internacionais que permitam escalar soluções locais.

Para analisar as experiências geradas na região e as boas práticas que destacam como as cidades estão liderando a transformação dos sistemas alimentares a partir da governança climática — e como a inovação em investimentos pode impulsionar e catalisar essas agendas — a área de Programa de Sistemas Alimentares Urbanos Sustentáveis da FAO, com apoio do projeto regional Sistemas Agroalimentares Urbanos e no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, promove o webinar regional Do clima à mesa: Explorando alianças, propostas e investimentos para a transformação dos sistemas agroalimentares urbanos.

Objetivo
  • O webinár busca posicionar as cidades como espaços estratégicos para articular ação climática e alimentar. Por meio do intercâmbio de experiências, pretende-se:
  • Analisar como a governança climática urbana pode impulsionar transformações nos sistemas alimentares.
  • Identificar os principais nexos entre clima e alimentação no contexto urbano.
  • Apresentar mecanismos de investimento e financiamento que promovam inovação nas cidades da região na busca por resiliência frente aos impactos das mudanças climáticas.

Fortalecer o diálogo e incentivar a cooperação entre governos locais, nacionais, organismos internacionais, setor privado e sociedade civil.

Participantes

O evento é dirigido a autoridades, técnicos/as e tomadores de decisão de governos locais/subnacionais/nacionais, sociedade civil, universidades, setor privado e organismos internacionais vinculados aos temas de sistemas agroalimentares, meio ambiente e agenda urbana.

Contact

Ingrid Zabaleta

Coordenadora Regional do Projeto de Sistemas Agroalimentares Urbanos

Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe 

João Marcelo Intini

Oficial Sênior de Sistemas Alimentares e Políticas, FAO

Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe