Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Série de webinars reúne atores da cadeia do algodão para trocar experiências sobre a produção de algodão

A atividade é promovida pelo projeto +Algodão Paraguai.

Assunção, 23 de setembro de 2021 - O projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão Paraguai, executado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai (MAG), iniciará no dia 30 de setembro  e segue até  18 de novembro uma série de encontros virtuais para troca de experiências. O objetivo é fortalecer ações que promovam a sustentabilidade dos sistemas de produção de algodão nas propriedades dos produtores da agricultura familiar.

Nos encontros, serão compartilhadas experiências do +Algodão Paraguai e do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, realizado pela organização social brasileira Diaconía. As transmissões serão por meio da plataforma Zoom, das 9h00 às 11h00 no Paraguai (10h00 às 12h00 no Brasil). Para participar você pode se cadastrar neste link https://bit.ly/2XLD7Zh.

Participantes:

A série de webinars é dirigida a técnicos e técnicos da Diretoria de Extensão Agrária (DEAg), da Diretoria de Educação Agrária (DEA) do Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai; o Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária (IPTA); o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade de Plantas e Sementes (SENAVE) e o Instituto Paraguaio de Artesanato (IPA); bem como produtores de algodão e artesãs.

Programa

30 de setembro: Introdução à experiência de produção da Diaconia com modelos sustentáveis ​​de produção de algodão.

14 de outubro: O modelo de produção agroecológico e orgânico do algodão, seus elementos-chave.

21 de outubro: Protocolo e manejo do cultivo do algodão agroecológico e orgânico.

28 de outubro: Gestão do conhecimento de forma participativa.

4 de novembro: Associativismo e comercialização para produção orgânica e agroecológica.

11 de novembro: Certificação: Sistema Participativo de Garantia (SPGs) para produção orgânica ou agroecológica.

18 de novembro: Estratégia de comercialização.