Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Iniciativa Lazos escolhe vencedores do desafio do Dia Mundial do Algodão 2022

O objetivo foi celebrar a presença do algodão e escutar as pessoas que integram a cadeia de valor do algodão na região.

Santiago do Chile, 16 de novembro de 2022 – O projeto +Algodão, por meio da iniciativa Lazos, selecionou os vencedores do concurso Desafio Lazos, em comemoração ao Dia Mundial do Algodão 2022, celebrado dia 07 de outubro. Os participantes puderam enviar fotos e vídeos por meio do aplicativo LazosApp para responder à pergunta: O que você espera para o futuro do algodão latino-americano? 

O enfoque na América Latina objetivou celebrar a presença do algodão na região e escutar as pessoas que integram a cadeia de valor do algodão nos países latino-americanos. O projeto +Algodão é executado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO) e sete países parceiros. 

A inciativa Lazos foi criada para apoiar o setor rural da América Latina que resiste em manter viva a cultura e o cultivo do algodão. Uma planta que nos fala sobre a identidade e a história da humanidade. O objetivo é conectar todo o setor algodoeiro latino-americano - cooperativas e organizações sindicais, artesãos, pesquisadores, instituições públicas, projetos/atividades voltados ao desenvolvimento do setor, a indústria têxtil e as empresas privadas ligadas ao algodão - para que, por meio de um espaço seguro de diálogo, possam trocar informações, crescer e se desenvolver juntos. 

Vencedores: 

Categoria vídeo 

Elias Aquino – agricultor algodoeiro, Paraguai

“Quero deixar uma mensagem para os jovens: convido-os a se juntar a mim, a participar de atividades agrícolas, porque as atividades agrícolas têm muito potencial de desenvolvimento. Na agricultura, existe um futuro, até o algodão tem um grande potencial de desenvolvimento para todos os nossos povos. Viva o algodão e viva a juventude rural!  Esta é a minha contribuição para o Dia Mundial do Algodão. O algodão é e sempre será uma colheita fundamental para o mundo inteiro”. 

Elvin Palma – presidente da Associação Nacional dos Produtores de Algodão (ANPAL), Peru

"Estamos comemorando o nosso dia do algodão com a esperança de que cada ano seja melhor para todos os produtores de algodão do mundo, pois é um cultivo muito generoso e gera muitos empregos no mundo. O algodão é uma cultura abençoada como todas as culturas que servem ao bem da sociedade universal”. 

Nilda Antonia Arias - artesã e instrutora do Instituto Paraguaio de Artesanatp (IPA), Paraguai

 “Como artesã, o algodão significa muito para mim, é arte, cultura, tradição. Por quê? Porque através do algodão consigo captar o que sei, o que conheço, o que aprendi de geração em geração: o bordado. E o principal tecido que uso para fazer esse trabalho, o bordado, é o algodão”.

 

Categoria foto

Marlice Machado -  professora e tecelã em Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil

“Que tenhamos condições de plantar e colher o algodão na nossa região para o custo ficar mais barato para a produção do nosso trabalho de tecelagem”. 

Gabriel Pihuaycho, estudante de Agronomia da Universidade Agrária La Molina, Peru

“Em uma de minhas viagens de férias a Tacna, lembro perfeitamente que fui a um parque perto de minha casa e pude ver como é o cultivo do algodão marrom, meu espanto foi muito grande, quando vi aquela planta e aquela fibra marrom como a terra. Investigando esse tipo de algodão, descobri que estava quase em perigo de extinção porque há muitas décadas havia leis para erradicar esse algodão de fibra marrom, pois acreditava-se que ele era hospedeiro de pragas. As pessoas que promulgaram essas leis não perceberam o dano que estavam causando aos recursos genéticos de seu próprio país e do meu. O algodão nativo ou colorido é um algodão nativo do Peru, cujo centro de origem é Lambayeque, onde é nativo e é encontrado nas plantações de muitas artesãs. Essa fibra colorida naturalmente tingida é uma dádiva da natureza, podemos encontrá-la em mais de 7 cores, incluindo marrom, lilás, creme e outras. Tenho trabalhado com o meu Círculo de Pesquisa em Melhoramento de Plantas no estabelecimento de um banco de germoplasma para todos os algodões coloridos, a fim de conservar esses recursos genéticos vegetais. Busco um mundo com menos poluição e pessoas que apoiem a moda sustentável, onde mais empresas usem recursos renováveis ​​como o cultivo de algodão e apoiem os agricultores que o produzem. ” 

 

Baixe LazosApp aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.csslazos.lazos&pli=1