Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

LazosApp: docentes de escolas agrícolas paraguaias são capacitados em uma nova ferramenta para a comunicação rural

O aplicativo, promovido pelo projeto + Algodão, começa a ser utilizado em 9 escolas agrícolas para compartilhar com estudantes e professores boas práticas e tecnologias produtivas do sistema algodão-alimentos.

Assunção, 25 de fevereiro de 2021 - Docentes de nove escolas agrícolas do Paraguai nas áreas de matemática, português, agricultura, horticultura, técnicas de produção e corpo administrativo da Coordenação de Capacitação da Diretoria de Educação Agrária do Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai (DEA/MAG) participaram nesta quarta-feira (24) do webinar LazosApp para Docentes de Escolas Agrícolas. O objetivo foi apresentar a iniciativa de comunicação digital LazosApp, promovida pelo projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Brasil, uma ferramenta para todo o setor rural que integra jovens estudantes de escolas agrícolas.  

A ferramenta LazosApp é uma iniciativa digital, criada em 2020, que aborda conteúdos sobre Comunicação para o Desenvolvimento com a finalidade de conectar o setor rural, homens, mulheres, jovens e instituições por meio do diálogo e do intercâmbio de informações que promovam o desenvolvimento rural sustentável, apoiando a digitalização dos territórios rurais no contexto da pandemia do COVID-19. Com apoio da DEA/MAG, nesta primeira etapa LazosApp está disponível aos estudantes e docentes das Escolas Agrícolas de Caazapá, Capiibary, Villarrica, Concepción, Idilio Castiglioni, San Juan Bautista, Santa Rosa del Aguaray, Minga Guazú, Caacupé, no Paraguai. Esta inovação promovida pelo proyecto +Algodão e a UFSM busca que cerca de 800 jovens rurais inovem nos processos de aprendizagem por meio do acesso à ferramenta. 

Nas palavras de boas-vindas de Guilherme Dantas, analista de projetos da ABC/MRE, destacou o trabalho realizado no Paraguai no âmbito do projeto +Algodão como “um exemplo para toda a região”. Comentou que o projeto busca desenvolver novas tecnologias de produção e, também, tecnologias de comunicação e informação, como é o caso de LazosApp: “um aplicativo que pode ser muito útil para apoiar a produção de algodão na América Latina, especialmente no Paraguai”. Guilherme Dantas apontou que o governo brasileiro espera continuar contribuindo para a região por meio da cooperação técnica: “e esperamos que esta iniciativa Lazos apoie todas as necessidades de comunicação e informação sobre a produção de algodão no Paraguai. Nosso interesse é continuar contribuindo e construindo laços”, finalizou.     

Já Miguel Caballero, diretor da DEA/MAG de Paraguai, agradeceu a iniciativa que está sendo implementada pelo projeto +Algodão e destacou que o aplicativo será muito útil para os estudantes das escolas agrícolas, especialmente neste contexto atual de pandemia onde estas ferramentas são necessárias para trabalhar e capacitar os alunos. “O algodão é um item muito importante na economia paraguaia e, com este aplicativo, teremos a possibilidade de chegar aos jovens e, também, aos nossos técnicos de forma mais eficaz.”, avaliou o diretor.    

A coordenadora do projeto +Algodão Paraguai, América González, apresentou as contribuições de LazosApp no ​​contexto dos desafios para o desenvolvimento rural. Segundo América González, com a pandemia e o fechamento de escritórios, as atividades laborais e pedagógicas passaram para o teletrabalho e as redes de telecomunicações tiveram que dar um salto de qualidade para melhorar a conectividade, seja para uso social ou para acesso à informação. “Neste contexto, conectar o setor rural é uma oportunidade para a troca de informações que pode melhorar a situação de crise sanitária e econômica no campo nos dias atuais devido ao tema da pandemia”, destacou. Sobre a educação e o uso de ferramentas digitais, a coordenadora destacou que a digitalização e a conectividade permitem uma expansão abrangente e universal do direito à educação. “A tecnologia na educação é um recurso para a aprendizagem. Neste último ano esta ferramenta foi amplamente utilizada para dar continuidade às aulas virtualmente. Neste sentido, LazosApp é um recurso didático com potencial para docentes e estudantes, para a circulação de informações, bem como para novas formas de ensino e aprendizagem na construção do desenvolvimento rural”, finalizou.   

LazosApp: #ConéctateRural 

Durante o webinar, foram apresentadas as funcionalidades do aplicativo que, por meio do conteúdo da Comunicação para o Desenvolvimento, visa o desenvolvimento rural e “conecta” os usuários. Por meio de LazosApp, podem ser compartilhadas boas práticas e tecnologias produtivas do sistema algodão-alimentos facilitando a troca de experiências e conhecimentos como parte dos benefícios da cooperação sul- sul.  

Mediante a gamificação para telefones celulares (smartphones) e do aplicativo LazosApp, com um enfoque de Comunicação para o Desenvolvimento (CpD), a iniciativa funciona a partir de uma rede social online, coletiva, que incentiva a resolução de problemas, o associativismo, a troca de informações e de conhecimentos locais, de fácil acesso ao usuário. 

LazosApp aborda temas importantes para ações de CpD e promove um ambiente de troca e reciprocidade entre os usuários, através dos principais conceitos associados às redes sociais, como produção de conteúdo, ciência de dados, métricas, algoritmos e gamificação, além de outras questões transversais necessárias para um melhor uso das ferramentas digitais ajudando minimizar a exclusão digital nas áreas rurais e promover a criação de comunidades virtuais de prática.  

+Algodão 

O projeto regional +Algodão busca contribuir ao desenvolvimento do setor algodoeiro e da agricultura familiar latino-americana, a partir da construção de elementos que garantam a sustentabilidade da produção de algodão a partir de um enfoque de sistema integrado. Para isso, a iniciativa conta com a cooperação de instituições brasileiras reconhecidas por seus conhecimentos e experiências em temas de pesquisa, políticas públicas, assistência técnica e extensão rural, inovações tecnológicas, comercialização e organização da cadeia de valor da agricultura familiar.