Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Cooperativa algodoeira de agricultores familiares no Peru vende algodão pima para a indústria nacional

O projeto +Algodão apoiou a Costach no seu plano de negócios, o que já lhe permitiu comercializar o algodão no mercado nacional e internacional.

Lima, Peru, 20 de setembro de 2021 – A Cooperativa Agrária de Serviços Múltiplos Tallán-Chusís (Costach) formada por 5.200 famílias agricultoras da região de Piura, no Peru, comercializou 83,3 toneladas de algodão pima peruano para a empresa CREDITEX, empresa têxtil nacional especializada no desenvolvimento de produtos feitos com fibra extralonga. A cooperativa tem recebido apoio técnico do projeto +Algodão junto com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru (Midagri) para fortalecer sua gestão comercial e administrativa. 

Essa negociação tem permitido à cooperativa fazer negócios no país e gerar renda para milhares de famílias e, por parte da indústria, continuar a produzir com matéria-prima 100% peruana, característica muito valorizada no mercado nacional e internacional. 

O projeto +Algodão Peru é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral executada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação (Midagri) do Peru. 

Agricultura familiar: ampliando negócios, gerando renda

A Cooperativa, que envolve famílias agricultoras de duas províncias de Piura - distribuídas em 17 distritos - tem importância para a cadeia algodoeira peruana, destacando-se no litoral norte do Peru como especialista na produção do algodão pima peruano. Os agricultores e agricultoras produzem algodão de fibra extralonga de alta qualidade, colhido manualmente, convencional e sustentável. 

A cooperativa conta com o apoio do projeto +Algodão Peru para a reformulação do seu plano de negócios, iniciado em 2020, a partir de uma estratégia diferenciada em termos de mercados para a produção do algodão latino-americano. Seu recente plano de negócios contempla o aumento gradativo do fornecimento ao mercado interno de fibra de algodão de excelente qualidade, em até 40% da produção total nos próximos 5 anos. Esta nova estratégia permitirá estreitar os laços com o mercado nacional. 

Essa reformulação na estratégia de negócios da cooperativa chega em um bom momento, quando a indústria têxtil peruana também conta com novas metas de produção, tornando-se uma indústria mais sustentável. Em 2020, 40 toneladas do algodão peruano da Costach cruzaram o Atlântico para a Alemanha e a Tailândia, por meio da exportação para os dois países. 

Sobre as vendas futuras, com o apoio do projeto +Algodão Peru, a Costach reuniu-se com a empresa Cottonsourcery para promover a agricultura contratual, o que permitirá inclusive financiar antecipadamente a campanha do algodão. Esta estratégia poderá ser implementada no ano seguinte, com a nova safra do algodão. 

Esta iniciativa de alavancar a cooperativa contribuirá para a estratégia peruana de produzir produtos de qualidade e diferenciados com predomínio de insumos nacionais, uma mudança importante para a promoção da marca Peru no setor têxtil.