Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Evento da RAES no Brasil reúne 10 países da região e instituições do Caribe

Diálogo Regional com América Latina e Caribe - 2022 será realizado em Brasília e terá transmissão virtual em três idiomas

Brasília, Brasil, 19 de agosto de 2022. - O encontro presencial e virtual da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) já tem data marcada. No dia 1º de setembro, em Brasília, autoridades do Brasil, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, representantes da Comunidade do Caribe (Caricom), da Universidade das Índias Ocidentais e das Embaixadas desses países, participarão do Diálogo Regional com América Latina e Caribe - 2022, promovido pela Cooperação Internacional Brasil-FAO.
 
Na ocasião, serão apresentados os novos membros do Comitê Técnico Regional da RAES. A RAES é promovida pelo Governo do Brasil, executada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e dos gestores dos países membros. A Rede conta com a Secretaria Executiva do projeto Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar na ALC, implementado pela Cooperação Brasil-FAO.
 
O tema principal deste diálogo será a importância dos marcos regulatórios para a política de alimentação escolar, com apresentação de Manuela Cuvi, assessora jurídica da FAO, uma das principais especialistas no assunto. O evento será transmitido virtualmente para todos os interessados, com tradução em português, espanhol e inglês. Além disso, será possível acessar via plataforma Zoom (link abaixo). Todas as organizações internacionais, profissionais, instituições, entidades e outros atores interessados ​​no evento estão convidados a participar através desta plataforma.
 
Najla Veloso, coordenadora do referido projeto de alimentação escolar, comenta que "a troca de experiências contribuiu, nos últimos treze anos, de forma significativa para a consolidação e fortalecimento dos programas de alimentação escolar em toda a região".
 
Alimentação escolar no Brasil
A experiência acumulada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil tem sido descrita como uma política social ampla e universal de educação pública e sistemática. Além disso, o PNAE se baseia em marcos legais, em ações de educação alimentar e nutricional e na oferta de alimentação saudável, adequada e regional nos centros educativos, com pelo menos 30% dos produtos adquiridos da agricultura familiar. Sua estrutura está organizada para atender quase 41 milhões de estudantes diariamente com o fornecimento de alimentação nutritiva e adequada. A política é executada em um sistema colaborativo dos 27 estados e dos 5.570 municípios brasileiros.
 
Por essas características, o PNAE é reconhecido como referência programática para diversos continentes. "O PNAE Brasil, com o apoio de organismos internacionais, tem dialogado com programas de alimentação escolar de diversas regiões e continentes. Para nós, é um orgulho apoiar a consolidação dessa política em outros países em favor dos direitos dos estudantes a uma alimentação saudável e adequada na escola ”, disse Solange Castro, Coordenadora-Geral (substituta) do PNAE Brasil.
 
Missão técnica
O evento culmina com o encerramento da visita técnica dos países participantes a centros educacionais e cooperativas localizadas na capital do Brasil, promovendo o diálogo com autoridades governamentais de alimentação escolar e agricultores envolvidos no fornecimento de alimentos locais.
 
A execução do PNAE será apresentada aos participantes, mostrando seus principais avanços, desafios, conceitos, diretrizes, marcos legais, objetivos e diversidade de implementação nos diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal).
 
“Por meio da RAES e da Cooperação Internacional Brasil-FAO, buscamos o diálogo permanente com os países, para o fortalecimento e consolidação dos programas de alimentação escolar e a incorporação definitiva dessa política como ferramenta para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Najla Veloso.

Mais informações: 
01 de setembro
14h30 (Horário de Brasília)