Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Semeando Capacidades promove encontro para dialogar sobre alinhamentos de política pública em agroecologia

Os participantes dialogaram sobre os cinco eixos temáticos identificados, propondo temas importantes para integrar cada um deles.

Bogotá, 3 de dezembro de 2020 - Na quarta-feira, 2 de dezembro, o projeto Semeando Capacidades promoveu um encontro para dialogar sobre as propostas de diretrizes de políticas públicas em agroecologia para a Colômbia. O projeto Semeando Capacidades é executado na Colômbia e no Brasil, de maneira conjunta, pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

Joaquín Salgado, representante do MADR, explicou que o encontro visava gerar espaços de discussão no processo de formulação do documento de diretrizes de políticas públicas para a produção agroecológica, para fortalecer as capacidades produtivas da agricultura familiar; documento este que está em construção no âmbito do projeto. 

Também representando o MADR, Sara Campos, apresentou aos participantes as propostas de diretrizes que têm como objetivo nortear ações públicas e privadas de apoio e promoção da transição agroecológica da Agricultura Familiar Camponesa e Comunitária (ACFC) e estabelecer os eixos de ações prioritárias. Ela também apresentou os cinco eixos temáticos da proposta: produção agroecológica e financiamento; comercialização e consumo; capacitação, extensão e pesquisa; governança, mulheres e jovens; e biodiversidade e mudanças climáticas. 

Trabalho em grupo

Divididos em grupos de trabalho, os participantes do encontro discutiram os eixos temáticos identificados na proposta preliminar de diretrizes de políticas públicas em agroecologia, propondo temas importantes para a integração desses eixos. 

Os participantes destacaram a relevância da abordagem agroecológica como uma questão transversal; a importância das linhas de crédito para a produção agroecológica; a promoção do consumo de produtos agroecológicos e sensibilização dos consumidores por meio de diferentes estratégias; e o fortalecimento dos processos organizacionais e associativos. A importância da agroecologia no currículo acadêmico também foi apontada pelos grupos; capacitação de jovens sobre o tema; acesso à terra, especialmente para mulheres rurais; governança alimentar; fortalecimento de sementes e biodiversidade, entre outros. 

A importância da agroecologia no currículo acadêmico também foi apontada pelos grupos; assim como a capacitação de jovens sobre o tema; o acesso à terra, especialmente para mulheres rurais; a governança alimentar; o fortalecimento de sementes e a biodiversidade, entre outros. 

No encerramento da reunião, Camilo Ardila Galvis, coordenador do projeto Semeando Capacidades, comentou sobre os próximos passos do projeto, onde foram identificados e registados todos os conhecimentos e boas práticas do setor público e privado, academia e organizações ao longo da sua execução, bem como os resultados obtidos que serão compartilhados e divulgados, visando a sua apropriação. 

Semeando Capacidades

O objetivo do projeto é fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.