Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Semeando Capacidades promove oficina para apresentação de boas práticas de extensão para a agricultura familiar

Durante a atividade serão apresentadas boas práticas reunidas em uma cartilha desenvolvida pelo projeto.

Bogotá, dia 8 de junho de 2021 - Para promover a socialização da cartilha “Ferramentas de Extensão e Boas Práticas para a Agricultura Familiar: experiências do Brasil e da Colômbia”, promovida no âmbito do projeto Semeando Capacidades, será realizada amanhã, dia 9 de junho uma oficina para apresentar essas boas práticas. O documento busca ser uma publicação útil como um insumo para fortalecer os processos de extensão agropecuária na Colômbia e no Brasil.

Participam da atividade atores estratégicos relacionados à extensão e inovação agropecuária nos dois países, para contribuir com o fortalecimento das capacidades de apropriação dos resultados do projeto por parte desses atores e que podem ser incorporados em seus planos de trabalho e programas.

O projeto Semeando Capacidades é executado em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025, realizado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

O projeto está dividido em quatro componentes: extensão agropecuária, agroecologia, mercados diferenciados e sistemas de informação. O objetivo é fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.